Paraná

Prêmio Melhores TCCs: valoriza o conhecimento das Engenharias, Agronomia e Geociências

Edição histórica recebeu a indicação de mais de 200 trabalhos em todo o Estado; 17...

29 jun 21 - 18h29 Redação SOT
Prêmio Melhores TCCs: valoriza o conhecimento das Engenharias, Agronomia e Geociências

Os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCCs), relacionados às áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, produzidos por egressos de Instituições de Ensino Superior do Paraná, foram premiados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), na última terça-feira, dia 15. Ao todo, 17 produções acadêmicas, em sete diferentes modalidades, foram destaque na 5ª edição do Prêmio Melhores TCCs, realizado com o apoio do CredCrea Cooperativa de Crédito dos Profissionais dos Creas, Colégio de Instituições de Ensino (CIE) e Colégio de Entidades de Classe (CDER). 

Para o gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes, a 5ª edição do Prêmio é histórica em função do volume de trabalhos recebidos para análise. 

“É um Prêmio que se consolida ano após ano, envolvendo mais de 100 Instituições de Ensino Superior”, comenta. Todos os trabalhos foram avaliados na perspectiva de inovação e aplicabilidade. “O Prêmio se consolida com o comprometimento de todos, na área acadêmica, científica e de regulação das atividades no exercício das profissões.  Com a parceria com a Cooperativa CredCrea, a premiação tem auxiliado significativamente o desenvolvimento dos jovens profissionais resultando em evolução e ascensão profissional. Certamente foi uma edição histórica”, reforça. 

Os premiados do 5º ciclo do “Prêmio Melhores TCCs” participarão de uma mostra de trabalhos durante o Fórum de Docentes e Discentes, previsto para ocorrer nos dias 29 e 30 de setembro, de forma híbrida, na Universidade Positivo, em Curitiba, como também do lançamento de uma edição histórica da Revista Técnico Científica do Crea-PR com os trabalhos premiados.

Na regional Cascavel, que compreende 52 municípios da região oeste, duas instituições de ensino tiveram destaque: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O primeiro, com o título “determinação da porcentagem de área sombreada em sistemas de irrigação por gotejamento por meio de aerolevantamento com drone” foi escrito por Gabriela Isbrecht sob a orientação do professor Erivelto Mercante, conquistou a 2ª colocação. Já representando a UTFPR, o TCC “avaliação de materiais oriundos da agroindústria como meio de cultivo visando a obtenção de celulose bacteriana” conquistou o 3º lugar. Conquista que, segundo uma das autoras, Ana Clara Ozelhieri de Almeida, que escreveu o trabalho junto com a colega Ingrid Furtado sob a orientação dos professores Priscila Arruda e Thaigo Maniglia, é um incentivo para o começo da carreira profissional. 

“Ganhar essa premiação nesse momento representa uma forma de reconhecimento por todo esforço, levantamento de dados, experimentos feitos para a realização do TCC, além de ser uma forma de divulgar os resultados obtidos para a comunidade cientifica como um todo. É uma premiação que nos dá a oportunidade de divulgar a ciência e reconhecer a Universidade”, comenta.

Agora, segundo Ana Clara, o objetivo é continuar os estudos – mesmo com a graduação concluída, e continuar gerando resultados importantes para a comunidade. 

“A expectativa é fazer a publicação desses resultados em revistas conceituadas e não parar por aqui, pois conhecimento é a única coisa que ninguém tira da gente. Quero continuar sempre me desenvolvendo como pessoa e profissional para fazer outras pesquisas e trabalhos científicos que possam impactar de forma positiva a sociedade”, conclui a Engenheira de Bioprocessos e Biotecnologia.

A votação estadual do Prêmio, que tem importância significativa para o desenvolvimento tecnológico do Estado, aconteceu de 07 de junho a 15 de junho, e contou com a participação dos Colégios de Inspetores, CDER e CIE.  Foram escolhidos os melhores trabalhos, nas modalidades de Civil, Elétrica, Mecânica, Química, Agrimensura, Agronomia e Segurança do Trabalho. 

Nesta edição, 212 trabalhos foram indicados por coordenadores de curso ao Prêmio, em todo o Estado, sendo quatro trabalhos em Apucarana; 40 em Cascavel; 43 em Curitiba; 32 em Guarapuava; 11 em Londrina; 43 em Maringá; 23 em Pato Branco e 16 em Ponta Grossa.  Através das votações realizadas nas oito regionais do Crea-PR foram selecionados 28 para a fase final. Participaram desta fase Conselheiros e Inspetores do Crea-PR, além de coordenadores de cursos e presidentes de Entidades de Classe. 

Via: Assessoria Crea-PR - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.