Dona Rosangela do Nascimento é moradora do bairro Interlagos, em Cascavel, há mais de dez anos. Desde então, tem sonhado diariamente com a construção da casa própria: um local que pudesse abrigar não só a família dela, mas também os sonhos de cada um dos moradores. Por conta dos custos elevados e da insegurança em construir sem as devidas autorizações e aprovações dos órgãos reguladores, o sonho foi sendo adiado e, desde o ano passado, quando ela soube do Programa Casa Fácil, ele ficou mais próximo da realidade.
“É um sonho realizado! Já espero por isso há muito tempo e em julho do ano passado, entrei no processo pensando em ter algo mais seguro para mim e minha família. Agora, saio daqui com o projeto pronto. Tenho certeza de que tudo foi bem feito e teremos tudo legalizado e aprovado. Daqui pra frente, é mãos a obra porque o nosso sonho nos espera”, comemora.
Assim como Rosangela, nesta primeira etapa do Programa, outras cinco famílias também receberam o kit Casa Fácil, composto pelo alvará de construção, documentações gerais sobre a obra e projetos completos. A iniciativa existe há mais de 30 anos e já atendeu mais de 180 mil famílias, alcançando a marca de mais de 10 milhões de metros quadrados, em todo o Paraná. Em Cascavel, ela é fruto da parceria entre Prefeitura Municipal, Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel), Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) e AEAC (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel).
“Vejo esse convênio com orgulho, principalmente por ter nascido em Cascavel e gerado tantos frutos em todo o Estado. O Casa Fácil marca a participação do profissional de engenharia e arquitetura nesse processo, pois a pessoa contemplada sai com o projeto aprovado e a certeza do devido acompanhamento profissional. É uma ação importantíssima e essencial”, destaca a Engenheira Civil e Conselheira do Crea-PR, Suzely Soares.
Para o vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva, há, também, outro detalhe importante: o Programa oportuniza o exercício da cidadania plena dos contemplados.
“O ato de entrega marca a oficialização de um benefício que essas pessoas recebem, dando o pleno direito de elas terem acesso a moradia de forma menos onerosa. Esse é o propósito dessa parceria: melhorar a vida das pessoas”, enalteceu o vice-prefeito.
Pelo Programa, as famílias contempladas garantem acompanhamento técnico para o acesso à moradia digna, segura, econômica e com toda a documentação legal, compreendendo Alvará, projetos, Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), orçamento e Certificado de Conclusão. A execução da obra conta também com orientação de um profissional, garantindo melhor qualidade e economia à construção. São contempladas construções isoladas, destinadas exclusivamente para residência do interessado, com área máxima de 70 m² ou obras de reforma ou ampliação de unidade habitacional caracterizada como moradia popular que, somada à área já existente, não ultrapasse 70 m². Para participar do processo, o interessado deverá atender a algumas condições , tais como: ter renda familiar de no máximo três salários mínimos e propriedade do terreno onde pretende construir, através de escritura ou contrato de compra e venda registrado em cartório.
“Essa é a consolidação da engenharia pública. Uma segurança para a sociedade e uma realização para os contemplados. Todos saem ganhando. Ficamos muito felizes em contribuir com esse Programa há tantos anos”, finaliza o gerente da regional Cascavel do Crea-PR, Engenheiro Civil Geraldo Canci.
Os interessados em participar do processo do Programa Casa Fácil em Cascavel podem procurar a sede da AEAC para checar os requisitos e dar entrada na documentação ou entrar em contato pelo telefone (45) 3224-1315. Todas as etapas do processo são gratuitas.
Sobre o Crea-PR - O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais da empresa das áreas da engenharia, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.
Via: Redação/Pro.zza Conteúdo - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS