Cascavel

Ação educativa apresenta nova sinalização com "área de espera" para motos em semáforos de Cascavel

O sistema de “bolsões” foi sugerido por meio de Indicação pelo vereador Professor S...

26 jul 21 - 20h09 Atualizado 27 jul 21 - 15h25 Redação SOT
Ação educativa apresenta nova sinalização com "área de espera" para motos em semáforos de Cascavel

Popularmente conhecidos como “bolsões” no trânsito, as áreas de espera segura para motos em semáforos serão oficialmente lançadas em Cascavel neste Dia do Motociclista - 27 de julho -, com uma nova sinalização na Rua Erechim, no cruzamento com a Vicente Machado. No local a Transitar colocou placas orientativas e fez a pintura na pista antes da faixa de pedestre indicando onde as motocicletas devem aguardar a abertura do semáforo. Uma ação educativa será realizada às 10 horas desta terça-feira (27) para incentivar o uso correto da área segura.

O engenheiro de trânsito da Transitar, Juliano Denardin, explica que a rua escolhida é via de mão única, com semáforo para pedestre, acúmulo de veículos e ideal para avaliar o comportamento de todos os que transitam pelo local. Em um tempo estimado de seis meses será avaliado se os motociclistas estão utilizando corretamente a área segura, respeitando a travessia do pedestre e avaliado o índice de acidentes. “O que se espera é a redução de conflito entre automóveis e motociclistas, proporcionando maior segurança aos motociclistas no momento da abertura do semáforo, além de aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia do pedestre, pois à frente, terão maior visibilidade do pedestre do que no corredor”.

A sinalização da área segura para motos está prevista na Resolução Nº 550/2015 do Contran, que estabelece, em caráter experimental o procedimento e os requisitos para apreciação dos equipamentos de trânsito e de sinalização não previstos no Código de Trânsito Brasileiro. A área segura já foi adotada em grandes centros do Brasil, como São Paulo, Brasília e Curitiba, e é modelo na Espanha por exemplo. Dependendo do resultado do projeto-piloto em Cascavel, será expandida para os principais cruzamentos da cidade.

Ação conjunta - A presidente da Transitar, Simoni Soares, reforça que essa medida é uma das alternativas que Autarquia está adotando em conjunto com o Cotrans e a Comissão de Segurança Pública e Trânsito da Câmara de Vereadores, como forma de buscar alternativas para reduzir o número de acidentes graves e gravíssimos envolvendo motociclistas em Cascavel, especialmente depois que a pandemia estimulou o crescimento do serviço de motofrete, essencial à comunidade, sempre com o foco no tripé educação, fiscalização e engenharia de trânsito.

“Todas as medidas que a Transitar adota têm o objetivo de reduzir acidentes e melhorar a fluidez no trânsito, com base em estudos de viabilidade técnica. Tivemos uma proposição encaminhada pelo vereador Mazzuti, em 2020 e, neste ano, uma nova proposição do vereador Santello, ambas seguindo as orientações que vinham sendo discutidas com os órgãos que integram o Cotrans, visando criar mecanismos de maior segurança na via tanto para os motociclistas e, também, para que os motoristas respeitem quem está sobre duas rodas”, detalha Simoni, lembrando que a ideia foi apresentada em reunião sexta-feira (23), com a categoria de motofrete, no Teatro Municipal.

Mudança requer educação e respeito - A educadora de trânsito da Transitar, Luciane de Moura, lembra que como toda novidade, esta também requer um tempo de adaptação e a colaboração de todos os envolvidos para que possa ser bem- sucedida. Isso implica em mudança de comportamento, atenção e respeito no trânsito, assim como nas demais situações da vida. “É natural que num primeiro momento os cidadãos estranhem, até que chegue um ponto que a sinalização se torne um hábito natural. Por isso, atenção redobrada no primeiro momento é fundamental. Por isso vamos manter ações educativas”, explicou.

A ação desta terça-feira (27) marca o Dia do Motociclista. Mais atividades já estão programadas durante o mês de agosto.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.