O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) neste sábado (11) aponta que Cascavel atingiu 1.002 mortes por Covid-19. Esse número, acima de mil óbitos, apesar de parecer elevado está abaixo das principais cidades do estado e mostra que as ações desenvolvidas para enfrentar a pandemia conseguiram fazer de Cascavel a cidade com o menor coeficiente de mortalidade entre as dez maiores cidades do Paraná.
Em Cascavel, são registradas 298 mortes a cada 100 mil habitantes. A cidade que mais se aproxima desses números é São José dos Pinhais, que tem um coeficiente de 318 mortes a cada 100 mil habitantes. O coeficiente do Paraná é de 326 óbitos a cada 100 mil habitantes.
Desde o início da pandemia, Cascavel se antecipou aos problemas e mesmo antes do registro do primeiro caso, em 22 de março do ano passado, a cidade já tinha criado um Comitê de Crise para acompanhar a pandemia e iniciar as ações de combate ao vírus. Cascavel foi também a primeira cidade do interior do Paraná a ter um hospital de campanha para atender pacientes com sintomas ou confirmação da doença.
O presidente do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Pandemia da Covid-19, Thiago Stefanello, diz que o equilíbrio das decisões tomadas pelo poder público, com apoio das entidades e da própria população, fez com que o impacto da pandemia fosse menor em Cascavel.
“Não queríamos ter registrado nenhum óbito, mas isso é praticamente impossível. Em cima dos 3 pilares iniciais tentamos minimizar os efeitos dessa pandemia. Com análise constante dos dados, com ações de aplicação de medidas mais rígidas ou de flexibilizações a cada cenário, podemos verificar hoje que Cascavel tem o menor coeficiente de mortalidade mesmo tendo tido decretos menos restritivos que a maioria, diminuindo também os efeitos negativos sobre a economia. Acredito que conseguimos equilibrar, permitindo que o comércio, os empregos, e a geração de renda fluísse, mas principalmente salvando vidas”, afirma Stefanello.
Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS