Cascavel

Agro: Falta de energia na área rural compromete produção na região oeste do Paraná

Sem luz, hoje pela manhã, o produtor teve que tratar os animais de forma manual. ‘’...

15 out 21 - 12h23 Atualizado 15 out 21 - 12h27 Redação SOT
Agro: Falta de energia na área rural compromete produção na região oeste do Paraná

O forte temporal que atingiu municípios paranaenses na madrugada de ontem (14), deixou transtornos no campo. Em Sede Alvorada, distrito de Cascavel, no Paraná, um produtor rural relatou a falta de energia por mais de 30 horas. ‘’Tem dez postes quebrados. Já liguei, cansei!’’, lamentou o produtor Jurandir Lamb.

A preocupação é com os animais, já que a granja é toda automatizada. Sem luz, hoje pela manhã, o produtor teve que tratar os animais de forma manual. ‘’Estou correndo atrás de gerador, mas está tudo alugado. Está muito difícil! São 400 matrizes e 1100 leitões’’.

As 9h da manhã, Jurandir informou que a energia foi restabelecida, mas que que a bomba de água ainda estava lenta. ”Os animais estão desesperados. A água não pode faltar em hipótese alguma. As fêmeas prenhas, sem água, abortam”.

Em Espigão Azul,  o produtor  Eduardo Lange também segue preocupado com a queda da rede de energia. ”Agora com o temporal, estou com árvores caídas sobre a rede e não sei  nem quando serei atendido. Sem energia desde ontem”.

O QUE DIZ A COPEL - Entramos em contato com a Companhia de Energia para saber quando situação será normalizada por completo e recebemos a seguinte nota:

Continuam os trabalhos de recomposição da rede elétrica nas regiões Oeste e Sudoeste, severamente danificada com a passagem do temporal que atingiu o Paraná na madrugada de quarta para quinta-feira. No momento, em todo o Paraná, a Copel registra 88,3 mil unidades consumidoras aguardando o restabelecimento do fornecimento de energia. Destas, cerca de 38,6 mil unidades consumidoras estão nas regiões Oeste e Sudoeste.

Alguns municípios tiveram o fornecimento de energia quase totalmente interrompido, dentre eles, São José das Palmeiras e Diamante do Oeste permanecem praticamente sem energia. Chove agora pela manhã e há previsão de chover mais ao longo do dia, o que pode ocasionar novos desligamentos.

A Copel está com mais de 160 equipes nas ruas nesta manhã, trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rapidamente possível. No momento, há 2.600 emergências para atendimento e a lista de estragos é grande: 53 alimentadores abertos, cerca de 110 postes quebrados e muitos cabos rompidos.

A Copel lembra que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

SEM ENERGIA, SEM ÁGUA!

Algumas unidades de produção e de distribuição de água ainda estão sem energia, inviabilizando a sua operação. Em Toledo, a estação elevatória que bombeia água para as regiões dos bairros Jardim Porto Alegre, Jardim Gisele, Jardim Concórdia, Bandeirantes e Independência. A unidade fica na comunidade do Poty, próximo ao aeroporto da cidade. A Sanepar está instalando um gerador na unidade para poder abastecer os moradores. No entanto, a previsão é a de que o abastecimento volte à normalidade a partir das 22h.

Também permanecem com o abastecimento comprometido pela falta de energia as cidades de São José das Palmeiras, Formosa do Oeste, Maripá e o distrito de Vila Candeias, Diamante do Oeste, Iracema do Oeste, Guaíra, e os distritos de Luz Marina, em Toledo, São Judas Tadeu, em São Pedro do Iguaçu, Carajá, em Jesuítas, e Central Santa Cruz, em Cafelândia, os distritos de Palmital, Palmitópolis e Marajó, em Nova Aurora, e São Camilo, no município de Palotina.

Na regional de Cascavel estão sem energia os sistemas de Corbélia e o distrito de Ouro Verde do Piquiri, Ramilândia, distrito de Ibiracema, em Catanduvas, e o distrito de São João do Oeste, em Cascavel.

Via: Redação/Sou Agro - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.