Como parte das ações voltadas ao Dia Internacional da Mulher, neste 8 de Março, a Transitar reconheceu o exemplo de conduta do público feminino na via pública, com foco na segurança da mulher em todos os modais, desde carros, motos, pedestres, bicicletas e ciclomotores, com uma abordagem educativa na Avenida Brasil, na altura da Praça do Migrante nesta manhã. A resposta veio em forma de muitos sorrisos, de quem acreditava que estava caindo numa blitz.
”Fiquei muito surpresa e feliz com a iniciativa. É uma ação positiva, que reforça a conscientização”, disse a cabeleireira Vânia Loss.
A intenção, conforme explicou a encarregada do setor de Educação e Cidadania da Transitar, Luciane de Moura foi elogiar e continuar estimulando o bom exemplo do comportamento feminino na via pública, uma vez que, de forma geral, é positivo, pois com maior cautela, a mulher envolve-se com menor frequência em sinistros. “O público feminino, em todas as faixas etárias, é o que menos morre, menos mata e o que menos se envolve em acidentes, prova de que respeita mais a sinalização e as normas de trânsito”.
Estatística do Detran Paraná revela que mulheres representam 49% das habilitações no Estado. Em Cascavel, a estatística geral de sinistros no ano de 2021 aponta que nos 4.056 acidentes, a mulher envolveu-se em apenas 31% deles. Quando se trata de óbitos, das 30 mortes registradas no perímetro urbano, apenas 7,5% envolveram o gênero feminino (quatro); apenas uma mulher na condução.
“A mulher é condutora de vida dentro e fora do trânsito, por isso, não apenas hoje, mas diariamente, é preciso reconhecer que têm um papel fundamental na construção de uma via com mais respeito e segurança para todos. Essa foi a mensagem que passamos hoje e que queremos para o trânsito de nossa cidade diariamente”, frisou Luciane.
A ação durou cerca de uma hora e fez parte as atividades educativas da Transitar, que visam a um trânsito a cada dia mais humanizado.
Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS