Paraná

Temporais causam quedas de energia e afetam abastecimento em várias cidades do estado

Vendavais e fortes chuvas atingiram principalmente regiões Oeste e Noroeste causand...

23 abr 22 - 13h02 Redação SOT
Temporais causam quedas de energia e afetam abastecimento em várias cidades do estado

 Temporais e vendavais ocorridos entre a noite desta sexta-feira (22) e a madrugada de hoje (23) deixaram várias cidades sem abastecimento de água devido às quedas de energia. A falta de energia prejudica todo o processo dos sistemas da Sanepar, já que os equipamentos e a estrutura da Companhia dependem essencialmente do fornecimento de energia elétrica para captar, tratar e distribuir água à população.

Em Curitiba, vários bairros estão sem água e a previsão é de que o abastecimento normalize até o fim da noite. Na Região Metropolitana, também foram afetados: Tijucas do Sul, Araucária, Campo Largo, Campo Magro e Almirante Tamandaré.

Noroeste e Oeste do estado foram as regiões que mais sofreram com as fortes chuvas. Na região de Cascavel, são pelo menos sete cidades com abastecimento comprometido devido à falta de energia: Diamante do Sul, Santa Tereza do Oeste, Matelândia, Ramilândia, Capitão Leônidas Marques, Guaraniaçu e Santa Lúcia, além dos distritos de Vila Agrocafeeira e Vila Esmeralda, em Matelândia.

Em Toledo, os municípios da região atingidos com falta de água são: Jesuítas, Maripá, Guaíra e Iracema do Oeste estão sem água, além dos distritos de Carajá (em Jesuítas), Vila Candeias (em Maripá), Palmital e Marajó, distritos de Nova Aurora, e Bragantina, distrito de Assis Chateaubriand, município que também havia sido afetado ontem à noite e teve o fornecimento de energia restabelecido. Na cidade de Toledo, deve faltar água, também por falta de energia, nos bairros: Jardim Porto Alegre, Jardim Gisele, Jardim Independência, Jardim Concórdia, Carelli e Bandeirantes.

Na região de Foz do Iguaçu, foram afetados os distritos de Aurora do Iguaçu em São Miguel do Iguaçu, os distritos de Santa Inês, São José do Itavó, Jacutinga e Caramuru, em Itaipulândia, além do próprio município, e parte alta do município de Missal.

Na região Noroeste, cerca de 30 cidades estão com o abastecimento comprometido ao longo do dia, várias delas ainda estavam sem fornecimento de energia elétrica até o meio-dia deste sábado. Em Maringá, mais de 80% da cidade está com o abastecimento comprometido devido à queda de energia após forte temporal na madrugada. Na região, Paiçandu, Mandaguari, Mandaguaçu, Astorga, Doutor Camargo, Ivatuba e Floraí também se encontram parcial ou totalmente sem água.

Na região de Campo Mourão, estão parcial ou totalmente sem água os municípios de Ubiratã, Luiziana, Quinta do Sol, Juranda e o distrito de Rio Verde, Araruna, além dos distritos de Jaracatiá (em Goioerê), Águas de Jurema (distrito de Iretama) e em Campina da Lagoa o distrito de Herveira e Salles.

Em Umuarama, os municípios da região que estão sem água, parcial ou totalmente, são: Cianorte e o distrito de São Lourenço, Alto Piquiri, Altônia, Douradina, Ivaté, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapira, Nova Olímpia, Indianópolis, o distrito de São João, em Altônia, o distrito de Santa Felicidade, em Tapira, e o distrito de Rio Bonito, em Francisco Alves.

Na região de Paranavaí, foram afetados, parcial ou totalmente, os municípios de Amaporã, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Tamboara, Planaltina do Paraná, São Carlos do Ivaí e Santa Cruz de Monte Castelo. Também estão sem água os distritos de Deputado José Afonso, Graciosa e Mandiocaba, pertencentes a Paranavaí, de Icatu, em Querência do Norte e o distrito de Santa Maria, em Alto Paraná.

No Nordeste do estado, região de Arapongas, as cidades de Cafeara, Santa Inês, Itaguajé, o distrito de Nossa Senhora Aparecida, em Rolândia, além do distrito de Bentópolis, em Guaraci. Em Apucarana, Novo Itacolomi e Cambira a falta de água também está marcada por queda de energia. Os municípios de Jandaia do Sul e Florestópolis, que haviam sido afetados, já estão com abastecimento normal. O distrito de Varta, em Londrina, também está sem água.

Ainda, na região de Guarapuava, Centro-sul do estado, podem ter problemas no abastecimento os municípios de Cantagalo, Palmital, Marquinho, Laranjeiras do Sul e o distrito de Palmeirinha, em Guarapuava.

USO RACIONAL E CAIXA-D'AGUA – A Sanepar reforça que, em situações como esta, é imprescindível que a população colabore com uso racional e econômico da água. Priorize a água tratada para higiene e alimentação e adie quaisquer atividades que não sejam urgentes, como lavagem de carros e calçadas

Como em vários municípios o fornecimento de energia elétrica ainda não foi normalizado, é essencial que as medidas de economia sejam praticadas também por quem possui caixa-d'água em casa, que pode não sentir o desabastecimento. De acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d'água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

Via: Assessoria Sanepar - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.