O Programa Educação Especial da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), juntamente com a Assessoria de Igualdade e Promoção Social e o Centro de Apoio de Atendimento às pessoas com Deficiência Visual do Estado, oferecem curso de ferramentas e aplicativos em celulares que dão autonomia para pessoas com deficiência visual, tanto da comunidade acadêmica, como externa.
Atualmente está sendo realizado o curso para sistema operacional móvel iOS, são quatro encontros, o último acontece no dia 05 de maio, que conta com oito participantes e acontece no campus de Cascavel da Unioeste, cada participante precisa estar com o celular e um fone de ouvido. Está previsto para o maio o módulo para usuário de Android. Entre os aplicativos que são abordados no curso estão Be my eyes, See a eye e o Voice dream reader.
Com esses aplicativos é possível para pessoas com deficiências visuais lerem revistas e jornais, saberem a cor da roupa que estão usando, descrever pessoas em ambientes, o lugar em que estão, entre outras funcionalidades que trazem autonomia. “A utilização desses aplicativos aumenta a autonomia das pessoas com deficiência visual, na medida que eles podem pegar um aplicativo desses e colocar em cima de um papel e pela câmara do celular, ele consegue fazer a leitura pela voz. A tecnologia assistida aumentando a autonomia e melhorando a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual”, destaca Ivã José de Padua, que ministra as aulas.
Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS