Cascavel

Julho Amarelo: Cascavelenses podem fazer testes rápidos gratuitamente para detectar hepatites virais

Testes são realizados nas unidades de saúde e no Cedip...

04 jul 22 - 11h15 Redação SOT
Julho Amarelo: Cascavelenses podem fazer testes rápidos gratuitamente para detectar hepatites virais

A campanha Julho Amarelo tem o objetivo de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Em Cascavel, a iniciativa será marcada pelo incentivo à população a fazer os testes rápidos, que são realizados gratuitamente na rede de saúde pública.

A Secretaria de Saúde, por meio do Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias) e das unidades básicas de Saúde, oferece o teste. O diagnóstico precoce pode auxiliar no tratamento e controle da doença e no caso da Hepatite C a cura em 98% dos casos. Quem tem acima de 40 anos tem prioridade em realizar o teste. Os testes rápidos de Hepatite B e C estão disponíveis no Cedip, de segunda a quinta-feira, das 7h às 12h e também nas unidades de saúde. Caso confirmado, o paciente já recebe encaminhamento para fazer o tratamento.

De 2017 a maio 2022, Cascavel tem registrado 1.050 casos de hepatite viral crônica (B e C), sendo 647 dos casos de Hepatite B e 380 de Hepatite C. A faixa etária com maior número de casos Hepatite B e C está acima de 35 anos.

“Muitas pessoas tem o vírus da Hepatite B e/ou C e não sabem, devido ser uma doença silenciosa por isso a importância da realização do teste. Pessoas acima de 40 anos tem maior chance em ter o vírus da hepatite  B ou C  devido condições que foram expostas quando mais jovens, como cirurgias, doações de sangue, e a não disponibilidade de vacina para Hepatite B no passado”, explica a coordenadora do Cedip, Josana Dranka.

O impacto causado pelas hepatites virais nas populações e sistemas de saúde pelo mundo é grande. Estima-se pelo menos 400 milhões de pessoas infectadas cronicamente pelos vírus das hepatites B e C. As hepatites virais crônicas demoram vários anos para desenvolver complicações. Acredita-se que 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer hepático estão diretamente relacionados aos vírus de hepatite B e C. No Brasil até 2020  254.389 pessoas foram diagnosticadas com o vírus da hepatite B e 262.815 com o vírus da hepatite C. Essas infecções são as principais causas de doença hepática crônica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular.

AÇÕES - Neste mês de julho, o Cedip, em parceria com SESC, Uopeca e Liga de Infectologia da Unioeste realizará atividades extramuro em empresas e em reuniões de grupos com a orientação e testagem rápida de hepatite B e C.

Para mais informações, entre em contato com o Cedip, pelos telefones (45) 3902-1722 e/ou (45) 99147-6583 e ainda facebook: cedip/cascavel.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.