O tempo muda no Paraná entre a noite deste domingo e segunda-feira, informa o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), . “Áreas de instabilidade já atuam mais ao sul, com expectativa de deslocamento em direção ao Estado. No oeste, sudoeste e sul, o risco de tempestades é maior nesta segunda-feira, enquanto nos demais setores na madrugada/manhã. Há risco de tempestades (chuvas, raios e ventos fortes (acima dos 50 km/h)) em todas as regiões”, informa o serviço.
INMET publica aviso iniciando em: 18/09/2022 21:00. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
De adordo com o METSUL, A instabilidade será frequente no Sul do Brasil até quinta-feira com uma área de baixa pressão, o deslocamento de uma frente fria e o avanço de uma massa de ar frio entre quinta e sexta pela região. Com isso, a chuva será generalizada no Sul do país com os maiores volumes previstos entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná, mas o território paranaense deve concentrar os mais altos acumulados de precipitação da região na semana.
Instruções - Quem estiver em meio a uma tempestade deve seguir orientações da Defesa Civil para se manter seguro: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacione veículo próximo a torres de transmissão e placas de propaganda; e, se estiver casa, desligue aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia.
SMS - Para evitar tragédias, a Defesa Civil possui um sistema de alerta climático para celulares cadastrados. Quem quiser receber SMS gratuito com os avisos pode enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse.
Um único usuário pode cadastrar mais de um CEP para receber os alertas e poderá optar por deixar de receber o serviço quando desejar.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS