Considerando o que a administração pública, o Estado e o governo federal costumam, em média, investir anualmente, é de cerca de R$ 22 milhões o potencial de compras locais, aos mais diferentes programas e ações, da agricultura familiar. Quem falou sobre a recente inauguração do Escritório de Compras Públicas do Agro, na reunião de diretoria desta quarta-feira, na Acic, foi o presidente do Sindicato Rural Paulo Orso.
Paulo informou que 87,6% de todas as propriedades rurais de Cascavel são pequenas, com área inferior a 70 hectares – quatro módulos. O escritório foi implantado, em parceria com a Prefeitura de Cascavel e outras entidades, com a finalidade de incentivar os orgânicos e a agricultura familiar nas compras públicas. A partir dessa estrutura, implantada no Sindicato Rural, produtores rurais, agroindústrias, associações e cooperativas e compradores institucionais terão mais informações para participar das licitações.
Com essa iniciativa, estamos abrindo um novo leque de oportunidades a um setor indispensável à economia local, conforme Paulo, que agradeceu a sensibilidade da administração pública e parceiros na criação desse projeto. Ele deu números também da importância do agro familiar à economia brasileira: 70% de todos os produtores, que são pequenos, respondem por 30% da produção do segmento. E 77% de todos os agropecuaristas são responsáveis por empregar cerca de dez milhões de pessoas.
Um dos trabalhos iniciais do escritório é saber, de fato, quem são os atores desse mercado do agro familiar em Cascavel, demanda de compras e ofertas. Os programas atualmente existentes atendem cerca de 200, mas são mais de 500 os produtores de hortifrutigranjeiros no município. O presidente em exercício da Acic, Siro Canabarro, parabenizou os parceiros e afirmou que, ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar, o Escritório deverá contribuir para injetar mais recursos em toda a economia local.
Via: Assessoria Acic - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS