Cascavel

Em Cascavel: todos pelo Troféu Super Pole da NASCAR Brasil

Sistema de classificação definirá o grid de largada da quinta etapa do calendário 2...

28 jun 23 - 00h28 Redação SOT
Em Cascavel: todos pelo Troféu Super Pole da NASCAR Brasil

No próximo final de semana, dias 30 de junho, 01 e 02 de julho, as máquinas da NASCAR Brasil Sprint Race vão invadir o Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), para mais um grandioso evento da temporada: a Super Pole. Os 36 competidores que disputam o campeonato inscritos nas categorias PRO, AM e PROAM, entrarão na pista com 3.085 metros de extensão para defender suas posições com um regulamento extra para a definição do grid de largada.

Na etapa no Oeste paranaense, 75 pontos estarão em jogo, sendo 25 para o classificatório e 25 para cada corrida. Os treinos classificatórios (Q1 e Q2) serão disputados no sábado (01 de julho) e terão 10 minutos cada para todos os carros na pista com troca de pilotos em dupla. A Super Pole (Q3), sistema de qualificação utilizada em competições tradicionais do automobilismo nacional e internacional, é destinada apenas para os seis pilotos mais rápidos dos tempos compilados e adquiridos nos treinos Q1 e Q2, em mais cinco minutos.

Da sétima posição em diante, já fica definido para formação do grid, conforme resultado após finalizar o Q1 e Q2. Para os carros em dupla, será a critério da dupla quem inicia a classificação (Q1), sendo obrigatório alternar de piloto para o Q2 e para o Q3, sendo que a escolha fica a critério da dupla.

É nesta qualificatória que será definido o grid para a primeira corrida da quarta etapa do campeonato, que acontecem no domingo, 2, e o resultado da primeira corrida será o grid da segunda corrida, sem qualquer inversão. No caso de duplas, não haverá ingerência sobre os pilotos. Portanto, fica liberado quem classifica e quem correrá em cada corrida, desde que, é claro, um dos dois pilotos tenha participação em um dos três resultados.

A Super Pole foi disputado por quatro vezes na categoria. A primeira vez em 2017, garantido por Kau Machado e na edição 2019, foi conquistado por Marcelo Henriques, ambos realizados em Interlagos. Em 2020, a chuva forte cancelou a disputa no momento da decisão do Super Pole no circuito de Curitiba. Em 2021, foi Sérgio Ramalho e, no ano passado, o Super Pole foi Cèsar Ramos. 

Neste ano, o calendário conta ainda, além da Super Pole, com outras atrações especiais consagradas como a etapa Night Challenge (etapa 3); a etapa decisiva, a Match Point (8ª etapa) e o Special Edition (5ª e 6ª etapas).

A primeira corrida será domingo, 02 de julho, às 9h35, enquanto a corrida 2 terá largada a partir das 13h45. Na sexta-feira, 30 de junho, os pilotos entram na pista para um treino extra às 15h45. No sábado, acontecem dois treinos livres oficiais às 09 horas e 12h30. Os dois treinos classificatórios que definem os grids de largada no traçado misto da pista paranaense estão programados para a tarde do sábado a partir das 17 horas com transmissão ao vivo no Youtube da @NASCARBrasil.

NASCAR Brasil 2023 - O calendário da competição está dividido em duas séries e oito etapas: o campeonato nacional, com seis etapas e duas corridas cada (duas em Goiânia, Interlagos, Londrina, Cascavel e Tarumã), e o “Special Edition”, sendo duas etapas (Interlagos e Velocitta), com três corridas cada. Nesta edição serão quatro títulos distintos da Sprint Race: Brasil, Special Edition, Overall e Rookie Of The Year, nas suas respectivas classes: PRO, AM e PROAM.

Via: Assessoria NASCAR Brasil - Foto: Luciano Santos/SiGCom


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.