28 de junho é o dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ e o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) passa a partir de 1º de julho, incluir o nome social de pacientes (quando a pessoa se identifica e se sente representada no dia a dia) em todos os dados cadastrais, seguindo a Portaria nº 233/2010.
De acordo com o diretor geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira, a decisão surgiu ao tomar conhecimento sobre pacientes que se sentiam desconfortáveis ao serem chamados pelo nome de batismo e do registro civil. “Vamos incluir o nome social a partir de 1º de julho,
tudo isso para que o paciente se sinta melhor, mais confortável durante o atendimento médico. Trabalhamos para atender as pessoas de forma humanizada e na linha de acolher quem não se identifica com seu nome de registro. Isso é uma forma de inclusão, de humanização. Somos um Hospital feito de pessoas para pessoas, finalizou Muniz.
28 de junho: A data é uma homenagem à Rebelião de Stonewall Inn do ano de 1969 e que marcou a revolta da comunidade LBGTQIAP+ contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados na época. Muitas pessoas foram presas e sofreram represálias por parte das autoridades.
O ocorrido é dado como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX e segue sendo celebrada em várias países.
Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Guilherme Silveira
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS