Cascavel Caridoso, Condomínio Cascavel Caridoso, entre outros, se tornaram referência para cidades do Paraná e do Brasil. Nesta quinta-feira (29), representantes de várias cidades do Paraná participam, desde o início da manhã, do 2º Seminário Feliz Cidades dos Idosos, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com o apoio do Município de Cascavel.
Pelas políticas públicas implantadas, Cascavel é uma das 31 cidades do Paraná reconhecidas e certificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o selo Cidade Amiga do Idoso.
O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que implantar políticas públicas para a população idosa é uma questão de decisão de governo. "Buscar as infraestruturas necessárias, construir onde é necessário, definir uma política para uma fatia da população que tanto produziu para a nossa cidade. Fico feliz porque outras cidades estão vindo para Cascavel, claro também para trazer boas ideias, mas levarão daqui aquilo que nós já temos consolidado. É um dia importante para a nossa cidade, um dia de comemoração pelo que temos e pelo que vamos conquistar", enfatiza Paranhos.
O secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Jr, destaca que a cada dia aumenta o número de pessoas com 60 anos ou mais e discutir as políticas públicas para a pessoa idosa é necessário. "Cascavel é uma grande referência no estado quanto ao atendimento e à política da pessoa idosa", diz.
O deputado estadual Cobra Repórter, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, destacou que os programas desenvolvidos em Cascavel são exemplos de trabalhos que precisam ser feitos em todo o Paraná.
"Daqui vamos levar os exemplos para outras regiões do estado e podem ter certeza de que o que acontece em Cascavel nós levaremos para outras regiões do Brasil", enfatiza.
Leandre Dal Ponte, secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, destacou que o evento realizado em Cascavel é inovador, necessário e estratégico. Ela ressalta que atualmente o número de pessoas idosas no Paraná já supera o de crianças e adolescentes.
"Isso é algo desafiador para as políticas, para o mercado de trabalho, mercado de consumo, para a sociedade. Isso muda tudo, muda o jeito de se organizar enquanto sociedade. E foi justamente com esse olhar, com essa visão, que o governador Ratinho Junior trouxe a política da pessoa idosa para o status de secretaria", observa.
Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS