Paraná

Radar: Proposta quer obrigar prefeituras a dar transparência dos valores e o destino da arrecadação

Qual o valor mensal dos recursos arrecadados com a aplicação de multas; qual o dest...

10 ago 23 - 23h29 Atualizado 10 ago 23 - 23h30 Redação SOT
Radar: Proposta quer obrigar prefeituras a dar transparência dos valores e o destino da arrecadação

O deputado Ney Leprevost (União) protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei estabelecendo que os municípios paranaenses que utilizam o sistema de radares eletrônicos para monitoramento de velocidade em suas vias aplicando multas, publiquem em seus portais da transparência as seguintes informações referentes aos radares:

Qual o valor mensal dos recursos arrecadados com a aplicação de multas; qual o destino dos recursos arrecadados com os radares eletrônicos; os dados das empresas que operam o sistema de radares eletrônicos; qual o valor do contrato com a empresa operadora do sistema de radares eletrônicos; gráfico semestral demonstrando a efetividade do sistema de radares eletrônicos na redução dos acidentes de trânsito nos municípios.

“O objetivo do projeto é possibilitar ao cidadão acompanhar o valor arrecadado como a aplicação das multas de forma detalhada e saber o destino final destes recursos”, disse Leprevost. A fiscalização eletrônica deve ser sempre transparente, preventiva e não meramente arrecadatória. “A sinalização ostensiva dos locais onde estão instalados os radares é importante, pedagógica e evita acidentes”, complementou o parlamentar.

O deputado é autor da Lei da Transparência no Paraná, para que todas as realizações que impliquem em despesas públicas sejam publicadas no Diário Oficial do Estado.

Ney Leprevost também oficiou a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba cobrando para que seja cumprida com urgência a Lei 11.488/05, de sua autoria quando era vereador, estabelecendo que todas as vias públicas onde estão instalados radares recebam sinalização pintada no chão e tenham o asfalto levemente elevado antes dos instrumentos para alertar os motoristas sobre a existência dos “pardais”.

Via: Assembleia Legislativa do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.