Cascavel

Acic recebe presidente da Nowa e estuda parcerias com região de Moçambique

Da província de Inhambane, distrito de Massinga, Inacio falou do atual momento de r...

25 out 23 - 17h13 Redação SOT
Acic recebe presidente da Nowa e estuda parcerias com região de Moçambique

O presidente do Conselho de Administração do Nowa (Instituto Superior Sebastião Mussanhane), Inacio Sebastião Mussanhane, esteve na manhã desta quarta-feira em Cascavel para encontro com diretores da Acic. Acompanhado do empresário Marcos Bertoli, Inacio foi recebido pelo presidente da associação comercial Siro Canabarro, pelo vice Marcio Blazius e pelo diretor da Câmara Técnica de Internacionalização, Eder Waine Quareli.

Da província de Inhambane, distrito de Massinga, Inacio falou do atual momento de reestruturação da República de Moçambique. E sobre a necessidade de parcerias para atender demandas crescentes no país, nas mais diferentes áreas. “Ficamos animados com a possibilidade de parcerias comerciais com regiões como a de Cascavel e do Oeste do Paraná, que são tão pujantes e exemplos para o mundo na produtividade de grãos, por exemplo”, destacou Inacio, que passa a ser uma conexão entre Acic, Cascavel e a região de Moçambique.

Siro informa que toda possibilidade de parceria comercial é bem-vinda. “Há inúmeros potenciais e áreas que podem ser beneficiadas com futuros acordos”, conforme ele. Para isso, é necessário vencer passos e etapas considerados fundamentais nesse tipo de acordo. Um deles é estabelecer alguns pontos em uma carta de intenções que, então, passará a ser gradualmente trabalhada. “Não há dúvidas que há inúmeras oportunidades que poderão ser ajustadas, em benefício de todos”, segundo Marcos Bertoli.

Um pouco do país - Moçambique é um país do sul da África cujo longo litoral no Oceano Índico é permeado de praias conhecidas, como Tofo, e de parques marinhos perto da costa. No arquipélago Quirimbas, uma faixa de 250 quilômetros de ilhas de corais, a ilha do Ibo, coberta por manguezais, tem ruínas da era colonial que sobreviveram desde o período do domínio português. O arquipélago de Bazaruto, mais ao sul, tem recifes que protegem espécies marinhas raras, como os dugongos. A capital de Moçambique é Maputo.

Ex-colônia portuguesa, Moçambique obteve sua independência no dia 25 de junho de 1975. O português é o idioma oficial do país, entretanto, somente 40% da população utiliza essa língua. O país faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Apesar de nunca ter sido colônia britânica, Moçambique integra a Comunidade Britânica, grupo formado pelo Reino Unido e suas antigas colônias. Uma guerra civil de aproximadamente 20 anos, entre as décadas de 1970 e 1990, foi responsável pela morte de mais de 1 milhão de habitantes. Outra consequência negativa desse conflito foi a destruição da infraestrutura, afetando diretamente a economia nacional.

Via: Assessoria Acic - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.