O Sebrae/PR confirmou presença na 36ª edição do Show Rural Coopavel. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 5 e 9 de fevereiro, no Parque Tecnológico Coopavel, em Cascavel, e contará com uma programação diferenciada no pavilhão do Show Rural Digital, que coloca a inovação no centro das discussões.
O Espaço Sebrae vai oferecer conteúdo e orientação para quem deseja entender melhor como inovação, agronegócio, serviços e indústria se conectam no dia a dia. Segundo o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein, a parceria com o evento se tornou tradicional.
“O Show Rural Digital é um dos principais eventos do Ecossistema de Inovação do Oeste e de todo o Paraná e, por isso, se transformou em um ponto de partida para as ações que são realizadas no decorrer do ano. É um excelente momento para alinhar e fortalecer as agendas em comum dos parceiros do Ecossistema”, explica Augusto.
O Espaço Sebrae será um estande que possui espaço para reuniões e prospecções, além de miniauditório para palestras e workshops e mesas para exposições de startups e empresas inovadoras de todo o Estado.
Na agenda, estão confirmados eventos como o encontro dos movimentos municipais de inovação, que fazem parte do ecossistema Iguassu Valley; reuniões das governanças Agro Cascavel e FoodTech Toledo; painéis temáticos sobre indústria 4.0, empreendedorismo feminino e inovação no ambiente acadêmico; além de programas específicos, tais como o Bootcamp e o Like a Farmer, por exemplo, que possuem foco na capacitação de startups.
“Nosso objetivo é levar agendas importantes para todos os parceiros dos projetos que estão vinculados à temática de inovação. Apesar do foco central ser o setor do agronegócio, temos também outros setores impactados, como indústria e serviços. Por isso, nossa presença faz todo sentido e vamos utilizar o evento para dar visibilidade e gerar engajamento às pautas que fortalecem a inovação regional”, enfatiza o gerente.
Com isso, o coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues Costa Neto, enfatiza que a parceria entre o evento e o Sebrae/PR é de suma importância, principalmente porque ajuda a conectar mais a pauta da inovação e do empreendedorismo ao agro.
“A gente sempre diz que o Sebrae consegue orquestrar todo o nosso ecossistema de inovação e dá uma contribuição rica para o movimento. É uma parceria que está envolvida desde a construção de agenda, formatação de parceiros, maratona Hackathon, enfim, é uma contribuição muito importante que, diga-se de passagem, tem crescido a cada evento que passa”, comenta Neto.
Para esta edição, ele também garante que haverá mais novidades, visto que o espaço destinado ao Show Rural Digital está completo e os expositores começaram os preparativos ainda no ano passado.
“Quando terminamos o evento em 2023 e desmontamos a estrutura, passamos a projetar a edição de 2024. Já está tudo montado no devido lugar, muita inovação, tecnologia, transformação digital, vários nomes de peso, as maiores empresas do mundo estarão presentes. Portanto, acredito que o público estando presente e o expositor trazendo o que há de contemporâneo no mundo, teremos um Show Rural Digital ainda melhor do que o que fizemos em 2023”, pontua o coordenador.
Programação - Está disponível uma prévia da programação do Sebrae/PR dentro do Show Rural Digital 2024. Na segunda-feira (05), por exemplo, está previsto o encontro dos movimentos municipais de inovação da região Oeste; reuniões do ecossistema Iguassu Valley e das governanças Agro Cascavel e FoodTech Toledo e o lançamento do Programa Food Capacita Agro 2024, que visa ofertar capacitações para agroindústrias da região, de forma gratuita, a fim de aprimorar resultados e aumentar a competitividade das empresas locais.
Na terça-feira (06), um dos destaques é o Link Sprint Sebrae, que vai aproximar grandes players do agronegócio das Top 10 Startups do Paraná, com o objetivo de fazer com que as empresas consigam ter uma ideia mais clara sobre as demandas atuais.
Além disso, também está prevista a reunião do grupo Indústria 4.0, das mulheres que estão em cargos de liderança em empresas inovadoras (Founders Mulheres), dos cooperados da Cooperativa de Criadores de Caprinos e Ovinos (Caprivir) e dos professores de instituições de ensino superior que inserem, nos cronogramas de ensino, práticas inovadoras que fortalecem o ecossistema de inovação regional.
Na quarta-feira (07), está prevista a apresentação do TIC Solution, encontro para troca de experiências na temática da inovação entre Sebrae/PR e Unimed; programa de inovação para indústria de alimentos e bebidas da região, encontro da governança de varejo do Oeste e outros evento focado nas startups: o Bootcamp, que visa oferecer mentorias para que as startups melhorem seus pitches (apresentações rápidas e dinâmicas sobre os negócios inovadores) que serão apresentados no Like a Farmer (programado para quinta-feira, 08), que premiará as melhores apresentações.
Na quinta-feira (08), está previsto o início do Hackathon Show Rural, que conta com o apoio do Sebrae/PR, Coopavel, Fundetec, AcicLabs e aliados do ecossistema Iguassu Valley; e uma programação com foco no Programa Capital Empreendedor, que qualifica startups para receberem investimentos.
Na sexta-feira (09), a programação será totalmente focada no Hackathon, que terá as bancas avaliadoras e o resultado divulgado.
O Show Rural Coopavel 2024 tem entrada e estacionamento gratuitos, nos cinco dias de evento. A expectativa de público nessa edição, segundo a organização do evento, é superior a 300 mil pessoas. Serão 600 expositores com previsão de negócios, em cinco dias, de R$ 5,5 bilhões.
Via: Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS