O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) lançou hoje (04/03) uma iniciativa pioneira no Paraná: o Apagômetro, uma plataforma online destinada a evidenciar os efeitos negativos da privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel), realizada pelo governo Ratinho Jr. em 2023. A ferramenta revela como a venda da empresa resultou na deterioração dos serviços de fornecimento de energia elétrica e no aumento das queixas dos consumidore em todo o estado.
Utilizando dados fornecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), compilados pelo Senge-PR, e um serviço de denúncias disponível no próprio mandato do deputado, a plataforma mapeia as cidades que registraram ocorrências de apagões após a privatização, incluindo quedas e interrupções de energia. De acordo com as informações apresentadas, 387 das 399 cidades do estado enfrentaram falhas no serviço após a venda da Copel.
"Nós alertamos que a privatização da Copel resultaria na queda da qualidade dos serviços, e hoje vemos apagões em todo o estado. Das 399 cidades do Paraná, 387 já experimentaram interrupções e quedas de energia desde que a Copel foi vendida pelo governo Ratinho Jr. E pior, além dos apagões, a Copel não está fornecendo a quantidade mínima de energia necessária para os consumidores", criticou o deputado Arilson.
O parlamentar destacou que, em 2023, 66% das reclamações dos consumidores foram registradas após a privatização. Além disso, o aumento nas queixas resultou em multas cada vez mais pesadas aplicadas pela ANEEL à Copel. Entre 2011 e 2018, a empresa pagou em média R$ 69 mil por ano em multas por reclamações, e em 2023 esse valor saltou para R$ 503 mil.
"A má qualidade no fornecimento de energia e as falhas frequentes nos serviços resultaram no aumento das reclamações, o que por sua vez levou ao aumento das multas aplicadas à Copel. E quem acaba pagando por essas multas certamente são os consumidores, a população do Paraná", acrescentou o deputado Arilson.
Uma análise dos dados da ANEEL entre setembro e dezembro de 2022, antes da privatização, e o mesmo período de 2023, logo após a privatização, confirma que a qualidade dos serviços efetivamente caiu e a população passou a sofrer com apagões frequentes.
Um exemplo é o "Número de Ocorrências Emergenciais com Interrupção de Energia Elétrica". Em setembro de 2022 foram registradas 27 mil ocorrências, enquanto no mesmo mês de 2023, 31 mil. No último quadrimestre de 2022, a média de interrupções foi de 30,9 mil ocorrências, enquanto após a privatização, em 2023, a média subiu para 38,2 mil.
Para acessar a plataforma, os cidadãos podem visitar o site Apagômetro do Paraná, onde também podem registrar suas próprias reclamações sobre falhas nos serviços da Copel por meio de um formulário disponível na plataforma.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS