Dois assuntos atuais e que atraem bastante interesse foram aprofundados na noite de quarta-feira, na Acic, durante a terceira edição do Meeting de Nutrição organizado pelo Núcleo Setorial de Nutrição e parceiros - cerca de 300 nutricionistas, acadêmicos de nutrição e convidados participaram. Uma das informações que mais chamaram atenção se refere a um estudo publicado pelo jornal britânico The Guardian informando que cientistas descobriram que há dois momentos da vida nos quais os humanos envelhecem mais dramaticamente, aos 44 e aos 60 anos.
A informação foi compartilhada na palestra da nutricionista Caroll Martins, especialista em estratégia e saúde da mulher 40+. Uma das constatações da pesquisa é que a capacidade de metabolizar cafeína, por exemplo, reduz nesses dois estágios da vida adulta. A mudança em relação ao consumo de álcool é mais severa aos 40 anos. Nessas duas ondas de envelhecimento, há alterações nas proteínas que mantêm os tecidos unidos, ampliando entendimentos também sobre mudanças cutâneas, musculares e cardiovasculares. Caroll destacou as alterações mais comuns: processo de sarcopenia, perda de massa muscular, redução na produção de colágeno e hormônios, perda de massa óssea, queda de cabelo e afinamento do fio, e climatério e sintomas.
A pesquisa constatou ainda que as pessoas estão mais suscetíveis a doenças a partir dos 60, principalmente cardiovasculares, problemas renais e incidência de diabetes. Caroll indicou caminhos para que a pessoa melhore suas condições para se manter saudável. A mudança no estilo de vida é fundamental nesse processo, inserindo aos hábitos diários exercícios físicos, alimentação saudável, ingestão de bastante água e cuidados com o sono. A professora e nutricionista Angélica Ferrari abordou, por sua vez, sobre questões ligadas ao microbioma humano, disbiose e saúde do trato gastrointestinal.
Desafios - A coordenadora do Núcleo de Nutrição, Roberta Dal Castel, diz que o evento, que tratou sobre Os caminhos para a longevidade, trouxe aos profissionais e acadêmicos uma visão mais ampla de temas em evidência. “Todos puderam aprender e agregar novas informações úteis ao seu cotidiano. Estamos muito felizes e agora a meta é fazer do evento, que já evoluiu muito nesses três anos, ainda maior em 2025”. O desafio do aperfeiçoamento é permanente, principalmente em uma época na qual os profissionais da nutrição competem com a Internet, as Inteligências Artificiais e os influenciadores, observou Roberta.
Via: Assessoria Acic - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS