
O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) anunciou nesta quarta-feira (04) a ampliação do número de cirurgias eletivas, uma notícia que traz alívio para os milhares de pacientes na fila de espera. A iniciativa, detalhada pelo diretor Rafael Muniz em coletiva de imprensa, prevê a transformação do centro de queimados em um centro de cirurgias programadas (CCP), além da contratação de uma empresa especializada para realizar os procedimentos.
De acordo com Muniz, o ambulatório de cirurgias eletivas já iniciou os trabalhos na última quinta-feira, com a triagem de cerca de 90 pacientes. A fila interna do hospital, que atualmente conta com aproximadamente 3.200 pessoas aguardando por procedimentos, deve ser reduzida significativamente com a nova estrutura.
“É um marco histórico para Cascavel e para a região oeste do Paraná”, afirmou Muniz, destacando que a pandemia e a consequente suspensão das cirurgias eletivas contribuíram para o aumento da demanda.
O diretor explicou que os pacientes passam por uma triagem nas unidades básicas de saúde e, se necessário, são encaminhados para a regional de saúde. Após a confirmação da necessidade de cirurgia, entram na fila interna do HUOP.
A nova modalidade de pagamento por procedimento, através de contrato com a empresa responsável, também foi abordada por Muniz. “A gente recebe o valor da Secretaria de Estado de Saúde e faz o repasse para a empresa, por procedimento”, concluiu.
A ampliação das cirurgias eletivas no HUOP representa um avanço significativo para a saúde pública da região, oferecendo mais agilidade e qualidade no atendimento aos pacientes.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/HUOP
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!