Cascavel

Diretores da Coopavel recepcionam comitiva de cooperativas argentinas

O presidente Dilvo Grolli destacou o determinante papel das cooperativas no desenvo...

05 set 24 - 08h30 Redação SOT
Diretores da Coopavel recepcionam comitiva de cooperativas argentinas

Diretores da Coopavel receberam, nesta semana, representantes de quatro cooperativas agropecuárias da Argentina. O presidente Dilvo Grolli destacou o determinante papel das cooperativas no desenvolvimento econômico e social de suas comunidades, citando como exemplo a Coopavel, que, com seus 53 anos de história, conta com oito mil cooperados e 7,2 mil colaboradores.

“Onde há uma cooperativa em atividade, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) daquela comunidade é maior e são mais numerosas e melhores as oportunidades de emprego e renda oferecidas à população”, afirmou Dilvo. O presidente falou também sobre o Show Rural Coopavel, uma vitrine de tecnologia que há 36 anos insere inovações no campo, com foco em maior produtividade, rentabilidade e sustentabilidade, e da força do movimento cooperativista no Paraná e no Brasil.

Durante a visita, gerentes de áreas da Coopavel fizeram apresentações sobre diversas frentes de atuação da cooperativa. Eles compartilharam informações sobre o Show Rural Coopavel (verão e inverno), Biocoop, Coopclean, falaram das áreas de fertilizantes, sementes e serviços da Nutriagro, bem como sobre a Unicoop (Universidade Coopavel). Os integrantes da comitiva argentina tiveram ainda a chance de fazer visita técnica ao Moinho de Trigo da Coopavel.

Quatro cooperativas - Os representantes das cooperativas do país vizinho aproveitaram para compartilhar um pouco de suas realidades. A Cotagro Sal, com sede em General Cabrera, província de Córdoba, conta com 1,3 mil associados e 27 centros distribuídos em seis regiões do Centro-Sul de Córdoba e San Luis. Com mais de 15 unidades de negócios, que vão de agricultura de precisão à produção de biocombustíveis, a Cotagro desempenha papel relevante no apoio à economia local e regional.

Outra das presentes foi a Cooperativa Agropecuária Unificada Limitada de Elortondo, localizada no Sul da província de Santa Fé, que conta com 400 sócios e 35 funcionários. Além do armazenamento de grãos e venda de insumos aos cooperados e produtores rurais da área abrangida, a cooperativa também oferece assessoria técnica e serviços sociais à sua comunidade.

A Cooperativa Agrícola Limitada La Violeta, com sede no Norte da província de Buenos Aires, município de Ramallo, destaca-se por suas seis filiais e aproximadamente 700 sócios. Focada na comercialização de grãos e venda de fertilizantes, a La Violeta tem uma presença forte no setor agrícola de sua região.

Diversificada - Por fim, a Cooperativa Agrícola e Pecuária de Monje, situada no Sul da província de Santa Fé, conta com uma estrutura diversificada, incluindo a fabricação de alimentos balanceados, a comercialização de suínos e a produção de biodiesel. Com 250 sócios e 50 funcionários, a cooperativa tem um papel vital no desenvolvimento agrícola e energético dessa região da Argentina.

A visita reforçou os laços entre a Coopavel e as cooperativas argentinas, mostrando como o modelo cooperativista pode ser uma alavanca de desenvolvimento para o agronegócio em toda a América Latina, destacou o presidente Dilvo Grolli. A recepção aconteceu no Espaço Impulso, hub de inovação para o agronegócio resultante de parceria da Coopavel com o Itaipu Parquetec.

Via: Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.