A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) completa três décadas de impacto na educação e no desenvolvimento regional. E nesta quinta-feira (28), a comemoração foi realizada no campus da Universidade em Cascavel e reuniu professores, estudantes, servidores, egressos e autoridades, para marcar esse importante momento para a educação paranaense.
A consolidação da Universidade deve-se a um trabalho contínuo de excelência acadêmica, pesquisa de ponta e formação profissional comprometida com a realidade regional e nacional. Nesse período, a Unioeste não só ampliou significativamente sua oferta de cursos de graduação e pós-graduação, mas também aprofundou a presença em rankings acadêmicos nacionais e internacionais, demonstrando a qualidade do corpo docente e discente, bem como o impacto das pesquisas e projetos extensionistas realizadas na Instituição.
O secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, comentou a grande relevância da Unioeste no sistema de ensino superior e a qualidade do trabalho exercido pela Instituição. “A Unioeste completa 30 anos de reconhecimento como instituição de ensino e atingindo essa idade com um conceito máximo do MEC que diz respeito a qualidade do ensino, sendo a nossa primeira universidade estadual a obter a nota cinco. A Universidade também vem crescendo na área da ciência e tecnologia com ofertas de novos mestrados e doutorados, criação de programas de relação direta com a comunidade e ajudando no desenvolvimento de toda a região Oeste e Sudoeste do Paraná”, diz.
Para o reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, é uma satisfação receber pessoas que foram essenciais para a universidade ao longo desses anos. “Ver todos que fizeram e fazem parte da construção dessa Universidade é gratificante, ter a possibilidade de ser reitor e ir em reuniões nos setores públicos e privados e encontrar egressos da Unioeste me enche de alegria. A Unioeste vive um momento ímpar de consolidação. Ressalto ainda que uma Universidade não se faz sem pessoas e a Unioeste é o que é por todos que aqui passaram ao longo dessas três décadas”, menciona.
O vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello, destacou a história da Universidade nessas três décadas. “Estamos comemorando 30 anos de reconhecimento, uma Universidade jovem e que ao longo desse tempo foi se desenvolvendo. Fazer três décadas em um momento em que a Instituição é reconhecida como uma das melhores do país e da América Latina em todos os rankings que participa é muito gratificante, porém o melhor de tudo é o reconhecimento à sociedade porque é ali que a nossa missão se concretiza”, enfatiza.
Campus Cascavel
A história do campus da Unioeste em Cascavel começou no final dos anos 1960, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cascavel (FECIVEL), visando suprir a carência de educação superior na região. Em 1972, foi formalmente instituída como a Fundação Universidade Oeste do Paraná (FUOP), com cursos de Licenciatura. Ao longo dos anos, novos cursos foram implementados, como Administração, Enfermagem e Engenharia Agrícola, até a transformação em Universidade em 1994, ampliando a oferta de cursos como Medicina, Engenharia e Fisioterapia. A universidade seguiu crescendo, com novos cursos, como Ciência da Computação, História e Geografia.
O diretor do campus da Unioeste em Cascavel, Geysler Rogis Flor Bertolini, ressalta a importância da data para a região Oeste e sudoeste do Estado. “A Unioeste é relevante para a sociedade. São três décadas de grandes contribuições, capacitações, qualificações de recursos humanos, pesquisas sendo produzidas e projetos que são inseridos na comunidade. Esse evento também é para cada servidor um momento importante para refletir sobre as contribuições que a Universidade proporciona para cada um. E aos nossos acadêmicos e egressos que fazem parte da história da Unioeste em Cascavel, que nesses 30 anos a Instituição no município já entregou à sociedade mais de 13 mil profissionais”, reforça.
Hospital Universitário do Oeste do Paraná
O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) teve sua origem na década de 1970, com a criação do Hospital Regional de Cascavel, na época o objetivo era atender a região influenciada pela Usina de Itaipu. As obras começaram em 1977 e, em 2000, o hospital foi incorporado à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Ao longo dos anos, o hospital se consolidou como referência em atendimentos de alta complexidade. Com uma área de quase 38 mil m² e 368 leitos, em 2023, o HUOP realizou mais de 150 mil atendimentos, incluindo 4.097 nascimentos, mais de 80 mil consultas e cerca de 960 mil exames, destacando-se como um centro de excelência para toda a região.
O diretor geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, Rafael Muniz de Oliveira, comenta a importância da Unioeste nesses 30 anos para a unidade hospitalar. “Essa união e parceria entre a Unioeste e o HUOP é muito vantajosa para o hospital, pelo ensino, pesquisa e extensão universitária que acontece dentro da unidade, onde os estudantes podem participar de um processo que é inimaginável. Ao mesmo tempo, o crescimento e importância do Hospital para as regionais de saúde do Oeste e Sudoeste do Paraná”, diz.
Presenças
A cerimônia dos 30 anos da Unioeste contou com a participação da Orquestra Sinfônica de Cascavel, Grupo Digressão Cênica e com a presença dos diretores dos demais campi da Universidade: Diretor- Geral em Foz do Iguaçu, Sérgio Moacir Fabriz; Diretor-Geral em Marechal Cândido Rondon, Emerson Fey; Diretor-Geral em Francisco Beltrão, Adilson Carlos da Rocha; Diretora-Geral em Toledo, Patrícia Sala Battisti; Pró-reitora de Graduação, Aparecida Darc de Souza; Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Sanimar Busse; Pró-reitora de Extensão, Fabiana Regina Veloso; Pró-reitor de Administração e Finanças, Gerson Henrique da Silva; Pró-reitor de Planejamento, Tércio Vieira de Araujo; Pró-reitora de Recursos Humanos, Joseane Rodrigues da Silva Nobre; O reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Everton Lozano; o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Siro Canabarro; o vereador de Cascavel, Edson Souza; entre outras autoridades.
Via: Assessoria Unioeste - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS