No início de 2020 a Secretaria de Educação, assim como em anos anteriores, reuniu em grandes auditórios os profissionais que atuam nas escolas e Cmeis do Município para a preparação de mais um ano letivo que se iniciava. O momento era de reencontro de pessoas que tinham um objetivo em comum, o de levar Educação de qualidade aos alunos da Rede Municipal de Cascavel, depois de um breve período de descanso dos alunos e dos servidores. Entre abraços e sorrisos de colegas de trabalho que voltavam a se ver, sobressaia a responsabilidade que cada um sabia que carregava pelos alunos.
O objetivo comum e a responsabilidade seguem os mesmos, mas de lá pra cá os encontros e as formações mudaram muito. A pandemia do novo coronavírus nos alcançou e as relações sociais e profissionais, bem como a relação com os alunos precisou se adequar e hoje (3) o I Seminário de Educação de Cascavel, do ano de 2021, alcança todos os servidores das escolas e Cmeis de forma remota, por meio da tecnologia, como forma de prevenir a propagação da Covid 19.
O próprio prefeito Leonaldo Paranhos, durante a abertura do evento, compartilhou da saudade de encontrar os servidores da Educação. “Estou com muita saudade dos eventos da Educação, são eventos que nos enchem de alegrai, nos trazem esperança e nos aproximam e faz brilhar os nossos olhos, mas lamentavelmente ainda não é possível fazer estes eventos de forma presencial”, afirmou.
A secretária de Educação, Marcia Baldini, ainda enfatizou o quanto será desafiador manter a postura de distanciamento social com os alunos no retorno das atividades presenciais, visto que a Educação trabalha justamente o oposto. “É um processo difícil para nós, pois educação é interação, é emoção, é olhar olho no olho e a gente sempre parte do princípio de incentivar as crianças o trabalho coletivo, o socializar e a troca. E nós vamos ter que trabalhar agora de uma forma um pouco diferente, pra que não tenha essa aproximação e seja mantido o distanciamento”.
O Seminário teve início às 8h30 e contou com a fala de profissionais da Educação e da Saúde, que trataram sobre saúde, emoções e o lado pedagógico na volta às aulas. O primeiro palestrante foi o Dr. José Carlos Libâneo, que trouxe considerações pedagógicas sobre o retorno às aulas na Pandemia. Em seguida o enfermeiro Adrian Buratto e a médica Dra. Luciana Tavares trouxeram a palestra Covid-19, cuidados e retomada das aulas.
Para o período da tarde, a partir das 13h30, está prevista a palestra Gestão das Emoções para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, com a Dra. Débora de Mello Gonçalves Sant’Ana, e às 15h30 a palestra Educação no Contexto da Covid-19, com a Ma. Gina Vieira Ponte de Albuquerque.
Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS