Cascavel

Museu Histórico e Biblioteca Pública recebem doação de livros de Valdir Pacini

"O sonho de um pioneiro" e o "Sua história, nossa história, o protagonismo da coope...

04 mai 21 - 11h57 Skalet Fernanda
Museu Histórico e Biblioteca Pública recebem doação de livros de Valdir Pacini

O Museu Histórico Celso Formighieri Sperança recebeu a visita do, diretor-superintendente do Sicob Credicapital de Cascavel, Valdir Pacin, a convite da coordenadora do Centro Cultural Gilberto Mayer, Silvia Prado. O motivo da visita foi a busca de informações sobre a história do Município de Cascavel e região para que a equipe de Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos possa desenvolver trabalhos para as comemorações dos 57 anos da instituição e dos 70 anos da cidade.  Pacini fez a doação de dois livros de sua autoria, "O sonho de um pioneiro" e o "Sua história, nossa história, o protagonismo da cooperação", livro comemorativo aos 20 anos do Sicob que farão parte dos acervos da Biblioteca Pública e do Museu Histórico.

"O sonho de um pioneiro" foi lançado em 2019 e contempla uma série de pequenas histórias, algumas confirmadas, outras destacadas do imaginário popular e ainda aquelas extraídas de trabalhos de escritores cascavelenses, como de Alceu Sperança e Vander Piaia. Todas são histórias pitorescas, algumas envoltas a causos, e outras baseadas nas inúmeras conversas que o autor teve com pioneiro cascavelense Dimer José Webber. Em síntese, é uma prazerosa leitura com histórias bem curtas e objetivas em relação a história do Paraná, Cascavel, inclusive contendo a Lenda das Cataratas e muitas outras curiosidades, que eternizam e valorizam a memória pioneira de cascavel.

"Sua história, nossa história, o protagonismo da cooperação" escrito em 2020 e publicado este ano, é baseado na trajetória do Sicoob, apresentando uma série de dados do cooperativismo do Brasil e do Paraná, demonstrando a importância econômica e social deste modelo de negócios que permite aos cooperados servirem de base das atividades de produção e da distribuição de riquezas. O livro traz uma série de 20 pequenas histórias, de 20 cooperados e de 20 colaboradores, em referência aos 20 anos da cooperativa, destacando a importância e a valorização das pessoas que ajudaram a construir a cooperativa até aqui. Contempla ainda muitas informações sobre conceitos, doutrina e princípios do cooperativismo. O livro representa uma rica fonte de pesquisa e importante instrumento de disseminação da cultura cooperativista.

O autor

Valdir Pacini ocupa atualmente o cargo de diretor-superintendente do Sicob Credicapital. É Formado em Economia pela Unioeste, em Direito pela Unipar e pós graduado em Administração de Cooperativas pela UFPR. Tem uma vida dedicada ao cooperativismo desde 1981, quando iniciou a carreira na Cotriguaçu - Cooperativa Central Regional Iguaçu Ltda, em Cascavel - PR, no cargo de auxiliar financeiro, onde ocupou também os cargos de gerente administrativo/financeiro e assessor de planejamento. Atuou durante 15 anos como sócio-diretor da Datacoper Sotftware Ltda, empresa que ajudou a fundar em 1991. Foi também sócio-fundador da Franquia da Microsiga (atual TOTVS) instalada em Cascavel desde 1999. Desenvolveu e/ou participou diretamente de vários projetos de viabilidade importantes para a economia regional, tais como: Indústria de moagem de trigo de Cotriguaçu, sendo inclusive o criador da marca de farinhas Blanka; Unidade de mistura de fertilizantes da Fecoagro no Estado de Santa Catarina; Indústria de fios de algodão da Fiasul de Toledo; entre outros. Já ocupou também o cargo de conselheiro de administração suplente e conselheiro fiscal do Sicoob Central Paraná; conselheiro de Administração do FGL - Fundo Garantidor de Liquidez do Sicoob; Diretor secretário da Amic, diretor da Acic em duas gestões e já compôs as diretorias da Caciopar e da Apac. Foi professor da disciplina legislação cooperativista do curso de MBA em Cooperativismo de Crédito, da Unipar, campus de Cascavel, nos anos 2019 e 2020.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.