Paraná

Lei do Deputado Coronel Lee deve oficializar Projeto Vizinho Solidário

Em muitas cidades do Paraná, o “Vizinho Solidário” serve de ferramenta de segurança...

05 mai 21 - 14h51 Redação SOT
Lei do Deputado Coronel Lee deve oficializar Projeto Vizinho Solidário

Diz o ditado que o “vizinho é nosso parente mais próximo”. Exemplo disso é que muitas pessoas quando viajam, pedem para o vizinho dar uma “olhadinha na casa”. Esse costume ficou tão normal em muitas cidades paranaenses, que criou-se o Programa Vizinho Solidário, uma forma da comunidade de um bairro se unir contra a criminalidade. Uma “rede de proteção local” contra a bandidagem, que forma via Redes Sociais, um “guardião” das ruas dos bairros.

Acontece que esse tipo de projeto não é normatizado por nenhuma lei, deixando-o à margem do reconhecimento por parte do Estado. “Há um jargão político que diz o seguinte: ‘o que não está no papel, não está no mundo’. Isso significa que se não for lei, não existe aos olhos do Estado”, explica do Deputado Coronel Lee, que recentemente entrou com Projeto de Lei Estadual regulamentando o Vizinho Solidário. “Queremos torná-lo uma Lei, uma atividade da Segurança Pública, porque a partir disso, os agentes públicos envolvidos, como Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, passam a perceber essa atividade normatizada pelo Estado e pode dar suporte”, finaliza o parlamentar.

Além de bairros que tenham o Programa já instalado, a população conta ainda com os sistemas já disponíveis para denúncias de atividades criminosas suspeitas, como o Disque denúncia 181, para as emergências o telefone 190 ou por aplicativo APP190, investigações com o 197 ou Corpo de Bombeiros pelo 193, em que devem ser acionado por um dos integrantes do grupo quando avistar qualquer tipo de atitude delituosa ou em necessidade de socorro.

Via: Assessoria Coronel Lee - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.