Brasil

Foguete chinês descontrolado pode cair no Brasil neste fim de semana

O local exato de reentrada do equipamento só poderá ser determinado algumas horas a...

06 mai 21 - 14h43 Redação SOT
Foguete chinês descontrolado pode cair no Brasil neste fim de semana

Um foguete chinês descontrolado deve reentrar na atmosfera da Terra neste fim de semana. Pesquisadores do Controle Espacial dos Estados Unidos acompanham o trajeto do dispositivo, mas ainda não sabem onde ele irá cair. Especialistas estão preocupados com o destino dos destroços. Segundo cálculos do Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON), existe uma chance de 1,86% de que os destroços atinjam o Brasil. 

Foguete chinês fora de controle

Trata-se de um foguete Long March 5B utilizado para lançar um módulo na baixa atmosfera terrestre em 29 de abril. O lançamento marcou o início do plano chinês para a construção de uma estação espacial, que deve ficar completa no fim de 2022.

O local exato de reentrada do equipamento só poderá ser determinado algumas horas antes da queda. Especialistas acreditam que a maior parte dos destroços deve se incendiar na entrada na atmosfera. Mas o tamanho do foguete, que pesa 22 toneladas, cria o receio de que algumas partes podem não se desintegrar e eventualmente atingir áreas da Terra.

Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard, disse que a situação é "potencialmente ruim". Apesar disso, ele acredita que o incidente não deve criar grandes problemas. "Acho que as pessoas podem ficar descansadas. O risco de atingir alguma coisa ou alguém é muito pequeno. Pode acontecer, mas não perderia o meu sono por causa dessa possibilidade tão pequena", afirmou.

Via: Redação/History Brasil - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.