Cascavel

Pacientes renais crônicos e pessoas com Síndrome de Down serão vacinadas na segunda-feira (10)

Os dois grupos integram a lista de comorbidades no Plano Nacional de Imunização, qu...

07 mai 21 - 23h58 Redação SOT
Pacientes renais crônicos e pessoas com Síndrome de Down serão vacinadas na segunda-feira (10)

Nesta sexta-feira (7), coordenadores das unidades de saúde de Cascavel estiveram no auditório da prefeitura e receberam orientações sobre as próximas fases da campanha de vacinação contra a gripe e contra a Covid-19.

A partir da próxima semana, a campanha anticovid avança para uma nova etapa com a imunização dos grupos prioritários.

Na segunda (10), pessoas com Síndrome de Down podem receber a vacina no Centro de Eventos. É necessário ter 18 anos completos ou mais, levar documento pessoal com foto, CPF e comprovante de residência. A vacinação acontece entre 8h e 17h. 

Nos pacientes com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) as doses serão aplicadas diretamente nas clínicas onde eles recebem o tratamento, na segunda (10). 

Os dois grupos integram a lista de comorbidades no Plano Nacional de Imunização, que é seguido à risca pela Secretaria de Saúde de Cascavel (Sesau). 

Os demais que fazem parte do grupo prioritário de comorbidades, que tenham algum dos 22 tipos de problemas de saúde listados pelo Ministério da Saúde, serão vacinados no cronograma subsequente, divulgado nos próximos dias.  Acesse a lista de comorbidade (https://www.fatooufakecascavel.com.br/vacinacao). 

De acordo com o secretário Miroslau Bailak, a Secretaria de Saúde seguirá o critério de idade dos mais velhos para os mais novos, a partir de terça (11), começando a ser vacinadas as pessoas com deficiência permanente e que tenham entre 55 e 59 anos de idade e recebam o benefício de prestação continuada de assistência social (BPC). Os servidores farão o agendamento para evitar aglomerações. 

“As pessoas que fazem tratamento precisam levar uma declaração com o laudo para comprovar a doença, o ideal é procurar o modelo do CRM onde o médico se responsabiliza pelas informações”, afirma Miroslau. 

Com relação às gestantes e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos, o cronograma está previsto para começar na terça-feira (11/5) até dia 14/5 no Centro de Eventos.  

As mulheres devem comprovar estado gestacional ou fase de puerpério, com a declaração médica.

Veja a declaração modelo disponível no portal do CRM-PR para os médicos. 

https://www.crmpr.org.br/CRMPR-disponibiliza-ferramenta-para-emissao-de-declaracao-de-comorbidades-no-site-11-56624.shtml O documento ficará retido pelos vacinadores.  

Os pacientes com HIV serão imunizados na sede do CEDIP em Cascavel, agendados pelos servidores, dentro da faixa etária estabelecida pelo plano.  

Para o grupo de demais comorbidades, entre 55 e 59 anos, terá um calendário especial a ser divulgado. 

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.