Paraná

Morre aos 83 anos, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner

O ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba morreu nesta quinta-feira (27)...

27 mai 21 - 09h54 Atualizado 27 mai 21 - 12h24 Redação SOT

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner morreu na madrugada desta quinta-feira (27), aos 83 anos. O curitibano, que já foi governador do Paraná e prefeito da capital paranaense, estava internado desde a última quarta-feira (26), no Hospital Evangélico Mackenzie. 

A assessoria do hospital confirmou a morte, que aconteceu às 5h10 desta quinta-feira (27), em decorrência de complicações de doença renal crônica. Segundo o serviço funeral municipal de Curitiba, o velório será realizado na Capela Mortuária Israelita Água Verde e o enterro está previsto para às 15h, no Santa Cândida.

Em março passado, ele foi diagnosticado com Covid-19 e apresentou sintomas leves da doença. Ele já havia tomado as duas doses da vacina contra a doença naquela data.

Jaime Lerner

Formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1964, Lerner foi responsável pela criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em 1965, e participou da estruturação do Plano Diretor de Curitiba, o qual resultou na revolução física e social da cidade.

Em 1971, foi nomeado prefeito de Curitiba pela primeira vez. Foi nessa gestão que implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, reconhecido internacionalmente por sua eficiência, qualidade e baixo custo. Nas duas gestões seguintes, de 1979 a 1983 e de 1989 a 1992, Lerner intensificou seu programa de avanços sociais e projetou a capital paranaense para o mundo como um dos símbolos de qualidade de vida. 

Em 1994, ele foi eleito governador do Paraná e se reelegeu em 1998. Assim, promoveu uma das maiores transformações econômicas e sociais da história, o que garantiu ao estado o prêmio Criança e Paz da Unicef, para os programas “Da Rua para a Escola”, “Protegendo a Vida” e “Universidade do Professor”.

Lerner também foi presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA), entre 2002 e 2005.

Via: Redação/Ric Mais - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.