Cascavel

Foca na Caneca: concurso de conscientização ambiental é realizado entre os servidores da Prefeitura

Simultaneamente, no dia 2 de junho acontece a blitz do copo...

27 mai 21 - 16h23 Redação SOT
Foca na Caneca: concurso de conscientização ambiental é realizado entre os servidores da Prefeitura

O Departamento de Gestão de pessoas, da prefeitura de Cascavel, está realizando a campanha “ Blitz do Copo” e o Concurso de Canecas ‘’Foca na Caneca’’, ambos realizados em alusão ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O objetivo é conscientizar os servidores de Cascavel sobre o consumo de copos descartáveis nas unidades administrativas e estimular sua substituição por canecas e garrafas.

“A ação da blitz do copo será realizada no dia 2 de junho e prevê a ‘interdição’ dos dispensadores de copos descartáveis nas sedes das secretarias do Município. Serão utilizados cartazes informativos para a conscientização a respeito dos danos causados ao meio ambiente, pelo excessivo consumo dos copos descartáveis, contendo curiosidades relacionadas à quantidade de copos consumidos pelos servidores do município, o processo de reciclagem dos mesmos, os possíveis danos à saúde e o tempo que leva o processo de decomposição do plástico na natureza, bem como sua baixa viabilidade econômica. Esses informativos também serão veiculados através das redes sociais do Departamento de Gestão de Pessoas”, explicou  Cristina Schmitz, gerente de Desenvolvimento de Pessoal.

Segundo ela, o concurso de canecas ‘’Foca na Caneca’’ visa, de forma descontraída, incentivar o uso de canecas (ou outro utensílio reutilizável) no ambiente de trabalho, evitando o consumo de copos descartáveis. A imagem da foca utilizada no slogan da campanha é referência a um dos animais em risco de extinção em razão da poluição do ecossistema”.

Para participar do concurso o servidor deverá inscrever-se através do formulário disponível no Portal do Servidor, enviando uma foto da caneca utilizada no ambiente de trabalho. O período de inscrição iniciou no dia 21 de maio e vai até a próxima sexta-feira (28).

 As fotos serão identificadas e postadas no feed do Instaram do Departamento de Gestão de Pessoas, onde vencerá a foto mais curtida.

 O servidor, dono da caneca vencedora, será premiado com dois ingressos para Visita Panorâmica à Itaipu Binacional e para o passeio ao Refúgio Biológico da Itaipu, além de um kit ecológico da Mercearia Ikigai.

Além dessas duas importantes ações, a Secretaria de Planejamento e Gestão, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Programa Reciclar é Preciso e das cooperativas credenciadas nos Ecopontos da cidade, implementará a coleta seletiva em diversos órgãos da Administração Pública.

 Projeto Servidor Consciente

O projeto Servidor Consciente é uma ação da Política de Valorização do Servidor Público, que busca trazer iniciativas para que os servidores adotem hábitos mais saudáveis e sustentáveis a fim de impactar positivamente na saúde e no meio ambiente. As ações contam com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e patrocínio da Itaipu Binacional e Mercearia Ikigai.

“O Departamento de Gestão de Pessoas convida a todos servidores para participarem deste projeto e juntos contribuirmos com atitudes que mudarão o futuro do planeta”, concluiu a gerente de Desenvolvimento de Pessoal.

 Você sabia

De acordo com a Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – no Brasil, são consumidos 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que de acordo com a mesma, seria possível dar uma volta e meia no planeta Terra com os copos empilhados.

Segundo a Divisão de Compras Unificadas, o Município de Cascavel utiliza cerca de cinco milhões de copos descartáveis por ano, destinados aos servidores e usuários dos serviços. E, infelizmente não são reciclados na totalidade, tanto por seu descarte incorreto quanto pela inviabilidade econômica, já que eles em geral são descartados sujos, o que faz com que sua higienização para a reciclagem encareça o processo (além de gastar muita água).

Sabe-se que os resíduos, nesse caso os copos descartáveis, não reciclados trazem consequências negativas ao meio ambiente, tornando-se resíduos poluentes. Por isso é importante reforçar a necessidade de promover ações como o Servidor Consciente, que proporciona ao servidor público refletir sobre suas responsabilidades, que vão além de suas atribuições funcionais, e que também é necessário pensar na qualidade de vida de todos os servidores e das futuras gerações.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.