Cascavel

Floricultura é tema de mais uma formação ofertada pela Agrotec

Além da sala de aula convencional, a estufa de flores e árvores da Fundetec também...

27 mai 21 - 18h35 Redação SOT
Floricultura é tema de mais uma formação ofertada pela Agrotec

A Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária) concluiu nesta semana o primeiro curso de Floricultura do ano. Em parceria com o Sindicato Rural e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) oito alunos – ligados a agricultura – puderam aprender sobre a cultivação de flores e outras plantas ornamentais utilizando as técnicas recomendadas para cada espécie.

Com carga horária de 24 horas, as aulas teóricas e práticas abordaram todos os conteúdos programados, como introdução à floricultura, viveiro, substrato, fatores ambientais, multiplicação de plantas, tratos culturais, doenças em plantas ornamentais, pragas e principais cultivares e tipos de cultivo. Além da sala de aula convencional, a estufa de flores e árvores da Fundetec também serviu de ambiente de ensino.

“O desenvolvimento e comprometimento da turma foi ótimo. O objetivo era reforçar alguns conceitos que o pessoal já conhece e, principalmente, rever costumes no sentido de muita crendice popular, algumas atitudes e manejos que uma pessoa vai aprendendo com a outra e não sabe que o manejo está errado ou como ele pode ser melhorado. O pessoal verificou que realmente a parte técnico-cientifico é muito importante mesmo na condição de flores”, explicou o instrutor, Geremias Silião de Araújo Junior.

As flores e demais plantas têm grande importância no dia a dia das pessoas. São seres vivos que sentem tudo o que acontece ao seu redor, assim como humanos e animais. Aprender a lidar com elas é saber trazer alegria e bem estar aos ambientes, seja no campo ou na cidade. Esses são alguns dos motivos que levaram a professora, Amanda Fernandes da Cunha a fazer o curso, “com a pandemia descobri que as plantas ajudam muito na questão psicológica e emocional. Foi uma fuga para conseguir passar por esse período e acabou que me encantei, apaixonei. Vi que só o que eu sabia era pouco para conseguir ter e manter o que temos lá chácara. Ai pensei em procurar conhecimento técnico e juntar com o amor que tenho pelas plantas para entender o que está acontecendo”, contou.

A Floricultura é uma atividade que além de ser praticada por lazer, serve de fonte de renda, afinal, as flores são uma das melhores formas de se agradar alguém. Portanto, a capacitação é indicada também para quem quer seguir o ramo comercial. “Estou fazendo porque quero aplicar em minha propriedade, mas esse ele também pode ser recomendando para quem quer trabalhar na comercialização, pois o embasamento do curso é muito bom, o professor tem vasto conhecimento, está me dando tudo da forma que eu preciso para fazer as flores mais lindas e recomendo o curso para quem quiser”, relatou uma das participantes, Lucilene Vicentini.

Lista de espera - Devido à alta procura pelos treinamentos ofertados pela a Agrotec e seus parceiros, todos os demais cursos previstos para o mês de maio estão com as turmas fechadas. Porém, quem tiver interesse em alguma capacitação pode ligar no telefone (45) 3218-1281 e o nome será incluindo em uma lista de espera.

Confira os cursos dos próximos dias

31 de Maio a 02 de Junho – Drones;

07 a 10 de Junho – Apicultura Básica (Defesa Civil);

28 de Junho a 07 de Julho – Apicultura Avançada.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.