Cascavel

UPA Veneza: Equipe de enfermagem se manifesta sobre pronunciamento do Secretário de Saúde

Na tarde desta quarta-feira (02), a foi encaminhado ao Portal SOT, uma nota da equi...

02 jun 21 - 14h34 Atualizado 02 jun 21 - 14h34 Redação SOT
UPA Veneza: Equipe de enfermagem se manifesta sobre pronunciamento do Secretário de Saúde

Na tarde desta quarta-feira (02), a foi encaminhado ao Portal SOT, uma nota da equipe de enfermagem da UPA Veneza, se manifestando sobre o pronunciamento do Secretário de Saúde, Miroslau Bailak feito em coletiva durante a manhã.

Veja a nota na íntegra:

“Novamente estamos aqui, cobrando a atenção dos Senhores para a saúde de Cascavel. Mais especificamente para as UPA’s, lotadas de pacientes graves, atendendo a população de portas abertas, inclusive esse fim de semana… Que muitos outros servidores estarão em suas casas… Igrejas… Com as suas famílias, celebrando, aproveitando o feriado seguido de recesso.

Sabe onde estaremos? Lá na linha de frente, cuidando do cidadão Cascavelense, expondo nossas vidas, deixando nossas famílias, trabalhando SEM CONDIÇÕES de assistência adequada!

O chamamento de mais médicos, mostra a falta de sensibilidade e conhecimento do funcionamento de um estabelecimento de saúde. Então resolvemos explicar:

Para o paciente ser atendido numa unidade de saúde, ele precisa passar pelo Recepcionista, que irá fazer sua inclusão a famosa “ficha” Após passa na pré-consulta com a equipe de enfermagem, técnico e enfermeiro para a triagem e após, consulta com o médico. Se esse paciente Fica internado, ele recebe a visita médica uma vez ao dia e se passar mal, quando necessário.

Porém, no restante do tempo, é assistência de ENFERMAGEM (TÉCNICOS, AUXILIARES E ENFERMEIROS) que esse paciente recebe! Medicação, Soros, punções venosas, coletas de exames, banho, alimentação, sondagens, curativos, auxílios, quando acamados, virar de lado, ajudar a família… Ahhh… A família, quantos problemas sociais, psicológicos, desde orientações básicas até medidas formais o SERVIÇO SOCIAL está lá para atender.

Ainda toda essa engrenagem funciona com o SERVIÇO DE APOIO higienizando os ambientes, desde os mais simples até os isolamentos, a Equipe de LAVANDERIA, lavando os enxovais, pessoal de ENFERMAGEM da central de materiais que esteriliza os materiais de uso para atendimento (máscaras de oxigênio, pinças, etc.) Pessoal da COZINHA que atende na alimentação dos pacientes (dietas específicas para cada caso) e servidores. LACTÁRIO que prepara a mamadeira, com leite específico de cada bebê. Pessoal da MANUTENÇÃO, que faz de tudo para que facilite o trabalho, consertando e criando soluções. GUARDA PATRIMONIAL que está ali na frente, colocando ordem. E toda equipe ADMINISTRATIVA que organiza as rotinas, arquiva Prontuários, maneja as escalas, e lida com as compras, burocracias…

Enfim, estamos numa situação terrível, não é só de médicos que precisamos. Precisamos de mais Servidores!! Principalmente para a ENFERMAGEM. A equipe não aguenta mais só cobrir escala com hora extra!! Estamos exaustos!!

Via: Redação/Skalet Fernanda - Foto: Luiz Felipe Max


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.