Cascavel

Saúde inicia 3º levantamento do LIRAa na segunda-feira

Serão vistoriados mais de 4,3 mil imóveis entre segunda e quarta-feira em todas as...

04 jun 21 - 20h09 Skalet Fernanda
Saúde inicia 3º levantamento do LIRAa na segunda-feira

A Vigilância em Saúde Ambiental, por meio do Setor de Controle de Endemias. realizará de 7 a 9 de junho, o 3º Levantamento de Índice Rápido e Amostral (LIRAa). Os agentes de endemias irão vistoriar 4.318 imóveis neste período, para o levantamento do  índice de Infestação do Município.

No último ciclo realizado em abril de 2021, o município registrou 0,5% (baixo risco) para infestação geral do Município, porém algumas localidades ficaram com índice acima de 1% (médio risco), conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

Os quarteirões sorteados estão distribuídos em 117 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, ou seja, serão realizadas visitas em todos os bairros do Município,

Durante a o LIRAa, é realizada técnica de pesquisa larvária, sendo coletadas larvas em  100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada extrato. Sendo assim, mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente.

A Secretaria de Saúde pede colaboração na recepção dos agentes de endemias para a realização da vistoria e solicita aos moradores que são do grupo de risco, ou que estejam com sintomas ou positivos para Covid-19, que informem ao agente no momento da abordagem para inspeção do imóvel. Neste caso, a vistoria será realizada na próxima residência.

Esta atividade é fundamental para atualização do índice de infestação por Aedes no Município. A partir destes dados, a Secretaria de Saúde, por meio do Setor Controle de Endemias, programará ações de tratamento e outras ações intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco.

A Secretaria de Saúde destaca que “o combate à Dengue é dever de todos” e deve ser compartilhada entre a comunidade e os agentes de endemias.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.