Cascavel

Celso Dal Molin explica na Acic proposta de ida do Pelotão de Choque para região norte

A proposta idealizada por Celso Dal Molin, apoiada por Mazutti e também pelo veread...

16 jul 21 - 08h38 Redação SOT
Celso Dal Molin explica na Acic proposta de ida do Pelotão de Choque para região norte

Dando continuidade às articulações para que o Pelotão de Choque da Polícia Militar tenha uma nova sede no Jardim Floresta, o vereador Celso Dal Molin (PL), acompanhado de Mazutti (PSC), esteve na manhã de quarta-feira (14) na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic). Eles conversaram com os dirigentes empresários, especialmente os da Acic/Norte, para discutir sobre o impacto positivo na atividade econômica dessa melhoria na segurança pública e pedir o apoio da entidade.

A proposta idealizada por Celso Dal Molin, apoiada por Mazutti e também pelo vereador Josias de Souza (MDB), todos da região norte da cidade, é descentralizar o Pelotão de Choque do 6º BPM, construindo uma sede em um terreno anexo ao Campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), localizado no Jardim Floresta. O assunto já foi discutido em uma reunião no dia 29 de junho na Câmara e um grupo de vereadores já foi visitar o terreno no loteamento Florais do Paraná, acompanhado dos dirigentes da PM, Acic e IFPR.

“Nessa conversa agora na Acic, os empresários da Acic/Norte e da direção central da Acic se colocaram como parceiros nesse projeto. Eles ficaram à disposição para ajudar na construção do projeto e na divulgação dele”, relatou Celso Dal Molin. Ele e Mazutti foram recebidos pelo presidente Genésio Pegoraro e pelo vice-presidente Assis Marcos Gurgacz.

Pelotão pode virar Companhia de Choque para a região

O projeto tem o apoio do da Polícia Militar em Cascavel. Segundo o coronel Rubens Garcez, comandante do 6º Batalhão, a descentralização atenderá a demanda por mais segurança daquela região e faz com que a Polícia Militar cumpra melhor o seu papel em um município com as dimensões de Cascavel. “Com esse projeto, a cidade se tornará referência para todo o estado do Paraná, uma vez que municípios com o mesmo tamanho, e até maiores, têm a mesma dificuldade de cobertura” destacou o coronel.

Garcez revelou que o governo do Paraná tem planos maiores para o Pelotão de Choque. “Está sendo estudado pelo governo estadual a possibilidade de transformar o pelotão em uma companhia, o que significaria triplicar o número de policiais e também de toda a estrutura física”, contou ele. Num primeiro momento, cerca de 30 policiais, viaturas e o canil da estrutura atual seriam realocados. Porém, caso o projeto saia do papel, o local já estaria preparado para a companhia.

O terreno pertence ao Instituto Federal do Paraná (IFPR), cuja direção tem se esforçado para ajudar a tirar a ideia do papel. “Temos um compromisso com a educação, mas também em atender as principais necessidades da comunidade onde estamos instalados”, afirmou o diretor geral do IFPR em Cascavel, professor Luiz Carlos Eckstein. Ele inclui entre essas necessidades a da segurança para a comunidade do entorno, o que vai beneficiar também alunos e servidores do IFPR.

Na reunião do dia 29, Eckstein informou que toda a documentação do terreno está pronta, bastando apenas o aval da União. O terreno que será doado para a instalação da estrutura de segurança é área pública federal, e por esse motivo será necessária a transferência de posse para o Estado, ou a busca de verbas federais para que se cumpram as exigências legais.

Para o representante da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Núcleo Norte, José Mauri Guarasquin, a presença de trânsito de viaturas e soldados da Policia Militar na região já dará resultados significativos quanto à diminuição dos índices de violência. Celso Dal Molin informou que novas reuniões devem ser agendadas e contatos serão feitos nos próximos dias com deputados estaduais e federais que representam a região, a fim de que recursos sejam destinados ao projeto e o trâmite de liberação da área seja rápido.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.