Cascavel

Transitar convoca permissionários para a vistoria semestral do transporte escolar

Obrigatória pelo CTB, inspeção será realizada de forma escalonada, de segunda a qua...

16 jul 21 - 13h56 Redação SOT
Transitar convoca permissionários para a vistoria semestral do transporte escolar

Para que pais e estudantes que contratam um serviço particular de transporte escolar tenham maior tranquilidade quanto ao cumprimento de itens obrigatórios de segurança veicular e qualificação do condutor, a legislação estabelece vistoria semestral. Para este próximo semestre letivo, a inspeção de vans e de veículos que fazem o transporte urbano de alunos será realizada nas plataformas de embarque e desembarque do Terminal Rodoviário a partir de segunda-feira (19).

Com objetivo de evitar aglomeração, os 78 permissionários convocados foram divididos em três dias. Na segunda (19) e na terça-feira (20), a inspeção será realizada das 13h30 às 15 horas. Na quarta-feira (21), o último grupo deve comparecer entre 8h30 e 9h30. O encarregado do setor de Transportes Alternativos da Transitar, Claudinei Andrade, explica que a medida é sanitária e visa à prevenção da covid-19.

“Os permissionários e veículos devem aguardar no estacionamento do Terminal Rodoviário para que possam acessar a área de vistoria conforme a ordem de chegada e orientação da fiscalização de trânsito”, orienta.

Claudinei lembra que o selo de inspeção da Transitar é semestral, portanto, os pais e demais contratantes do serviço devem ficar atentos: ele é fixado no canto direito superior do para-brisa e informa o ano (2021) e à vistoria a que se refere (2, agora neste segundo semestre) conferindo que o carro está apto a realizar o serviço, de acordo com as leis de trânsito. “Nenhuma veículo pode começar o semestre sem passar pela vistoria”, reforça.

Em fevereiro deste ano a Transitar realizou a primeira vistoria de 2021, certificando 31 carros que fazem o transporte escolar rural e 82 da área urbana.

Educação de trânsito - A vistoria do transporte escolar é uma das etapas de segurança em que a Transitar foca para uma volta às aulas segura no trânsito de Cascavel. Conforme o calendário de atividades letivas presenciais for sendo retomado neste segundo semestre, o setor de educação de trânsito também reiniciará as ações educativas nas áreas escolares, visando à abordagem de pais, alunos ou responsáveis pelo transporte das crianças, orientando acerca do respeito à sinalização de trânsito e para evitar o uso do celular na direção; incentivando o uso da faixa de pedestres, o transporte seguro com cinto de segurança e de cadeirinha, bem como o respeito aos demais usuários da via.

“Paralelamente estamos ampliando o cronograma de sinalização de trânsito, de forma fazer a manutenção permanente das áreas escolares para uma travessia segura da comunidade escolar, dentro do nosso compromisso de aliar fiscalização, educação e engenharia de trânsito”, detalha Simoni Soares, presidente Transitar.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.