Cascavel

Licitação garantirá ampliação do sistema de iluminação de LED

Cascavel possui cerca de 40 mil pontos de iluminação pública e aproximadamente 12 m...

20 jul 21 - 14h12 Redação SOT

Nos últimos quatro anos a iluminação pública em Cascavel passou por um processo de modernização com a substituição das  luminárias tradicionais que deram espaço para as lâmpadas de LED. Em Cascavel, existem cerca de 40 mil pontos de iluminação pública e aproximadamente 12 mil já contam com o sistema LED, que possui melhor melhor luminosidade e o custo é bem inferior.

A modernização do pátio de iluminação pública terá sequência com a licitação iniciada na tarde desta terça-feira (20) para a escolha luminárias com tecnologia de LED e materiais elétricos. O valor global da licitação, na modalidade Concorrência (06/21), é de R$ 16,2 milhões.

A modernização da iluminação pública será feita com  100% de recursos municipais oriundos da Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip) e recursos livres. A empresa vencedora terá sete meses para instalar 10.195 luminárias. Após a conclusão deste novo projeto, serão 50%  de vias  com iluminação em LED.

“ As lâmpadas trocadas sofrerão logística reversa com destinação correta das mesmas pela empresa vencedora da licitação. A iluminação em LED oferece muitas vantagens em relação a iluminação existente como durabilidade, economia, ampla garantia, como consequência menor quantidade de pontos escuros e reclamações pela população”, disse o secretário de Obras Públicas, Sandro Rancy.

Segundo Sandro, aa economia pode chegar a aproximadamente 50% em algumas vias, mas depende das potências existentes comparadas com as potências das lâmpadas LED. “Além de modernizar e dar sequência a um projeto de padronização da iluminação pública, as lâmpadas de LED possuem vida útil mais longa que as convencionais e reduzem o custo de consumo e manutenção”.

A modernização da iluminação pública em Cascavel vem sendo discutida desde 2017 e as lâmpadas que já foram trocadas proporcionam economia mensal de mais de R$ 100 mil aos cofre públicos.

Bairros contemplados: Guarujá, XIV de Novembro, Santa Felicidade, Universitário, Cascavel Velho, Cataratas, Periolo, Brasília, Morumbi, Floresta, Interlagos, Brazmadeira, Vista Linda, Pacaembú, São Cristóvão, Região do Lago, Country, Centro, Alto Alegre, Parque Verde, Coqueiral, Recanto Tropical, Cancelli, Canadá, FAG, Santa Cruz, Esmeralda, Santos Dumont, Pioneiros Catarinense, Neva, Parque São Paulo e Maria Luiza.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.