Cascavel

Comunidade aprova volta às aulas com educação de trânsito em Cascavel

Ação educativa da Transitar foi realizada hoje na Escola Gladis Maria Tibola; nesta...

22 jul 21 - 20h16 Atualizado 22 jul 21 - 20h16 Redação SOT
Comunidade aprova volta às aulas com educação de trânsito em Cascavel

“Eu trago minha filha a pé; tomamos cuidado e, muitas vezes, ela me cobra para atravessar na faixa. Essas ações educativas são muito importantes para reforçar os cuidados que todos, adultos e crianças, devemos manter para preservar a vida”, avaliou Jane Dias, ao ser abordada nesta tarde (22) em frente à Escola Municipal Gladis Maria Tibola, primeira a receber a equipe da Transitar na  Campanha Volta às Aulas deste segundo semestre do ano.

“Estamos retomando nossas ações presenciais nas escolas, com entrega de material educativo para pais e a comunidade escolar, reforçando a necessidade de usar sempre equipamentos de segurança, de manter atenção com os pequenos na entrada e na saída das aulas, pois nunca se sabe qual é a reação de uma criança na via e, isso pode fugir ao controle dos pais”, explica a educadora de trânsito da Transitar, Luciane de Moura, que junto com os agentes esclareceu dúvidas sobre cinto de segurança, cadeira, calçada, faixa de pedestre e sinalização e estacionamento correto no entorno da escola.

As ações iniciaram hoje, com a retomada das aulas no Município. O cronograma é amplo e segue até agosto, incluindo também a rede privada, uma vez que algumas escolas só retornam o calendário nos próximos dias.

Pai de duas crianças que estudam na Gladis Maria Tibola, o contador e advogado Gilmar Richetti disse que se preocupa com a segurança na entrada e na saída das aulas. “Os veículos não respeitam a velocidade no entorno da escola, mesmo sabendo que é um lugar com grande número de crianças circulando, por isso considero importante essas campanhas educativas. Também seria interessante implantar uma faixa elevada em frente à instituição, mas o mais indispensável é que os pais fiquem muito atentos aos filhos, pois as crianças são muito rápidas e qualquer descuido pode resultar em acidentes”, ressaltou.

A Escola Gladis Tibola, recém-inaugurada, ainda não havia recebido uma ação educativa da Transitar, devido à pandemia. Embora conte com sinalização nos cruzamentos principais (faixa de pedestre) e semáforo, os condutores que passam pelo local ainda não se habituaram à presença de crianças no local. Por isso, a engenharia de trânsito está analisando o fluxo e o comportamento na região para encontrar alternativas.

Cronograma de educação de trânsito

23 (sexta-feira) 13 horas - Escola Municipal Robert Francis Kennedy - Rua Mato Grosso, 1.040 – Jardim Primavera.

26 (segunda-feira) 13 horas - Escola Municipal Prof. Michalina K. Sochodolak - R. José de Sá Cavalcanti, 622 – Jardim Claudete.

28 (quarta-feira) 7h15 - Escola Mun. Prof Dulce Andrade S. Cunha - CAIC I - Avenida Cardeal, 1.309 - Floresta

28 (quarta-feira) - 12h45 - Colégio Ideal - R. Santa Catarina, 1.395 – Centro.

29 (quinta-feira) - 7h15 - Escola Mun. Emília Galafassi - R. Cassiano Jorge Fernandes, 1.129 - Jardim Social.

29 (quinta-feira) - 12h45 - Colégio Alfa - R. Jacarezinho, 800 - São Cristóvão.

30 (sexta-feira) - 7h15 - Escola Mun. Maria Fumiko Tominaga - R. Leonardo da Vinci, 858 – Tarumã.

30 (sexta-feira) - 12h50 - Colégio Estadual Eleodoro - R. Carlos de Carvalho X R. São Paulo – Centro.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.