Cascavel

Pedro Sampaio faz Indicação pedindo fisioterapeutas em Unidades de Pronto-Atendimento

Como explica o vereador, “a presença do fisioterapeuta tem sido cada vez mais frequ...

30 jul 21 - 18h24 Redação SOT
Pedro Sampaio faz Indicação pedindo fisioterapeutas em Unidades de Pronto-Atendimento

Nesta quarta-feira (28), o vereador Pedro Sampaio/PSC protocolou a Indicação nº 846 de 2021, que será encaminhada ao prefeito Leonaldo Paranhos, pedindo que sejam realizados estudos para incluir o cargo de fisioterapeuta para atuação em emergência nas unidades de pronto atendimento (UPA).

Como explica o vereador, “a presença do fisioterapeuta tem sido cada vez mais frequente em unidades de emergência onde suas técnicas de atendimento são importantes para uma recuperação eficaz e preservação da saúde dos pacientes”. Nestas unidades, os pacientes muitas vezes permanecem durante dias, recebendo cuidados e medicamentos injetáveis, necessitando de manobras respiratórias e deambulação precoce a fim de evitar complicações.

Normalmente, tanto em Unidades de Emergência (UE) quanto em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o trabalho de fisioterapia é direcionado ao suporte e à prevenção de disfunções cardiorrespiratórias nos momentos iniciais de socorro ao paciente.

O trabalho do fisioterapeuta nas urgências e emergências é regulado pela portaria 2048/2002, do Ministério da Saúde. No documento, são destacadas as possibilidades de emprego da fisioterapia em âmbito de suporte, acompanhamento clínico e reabilitação.

Como detalhado no documento apresentado por Pedro Sampaio, “o trabalho do fisioterapeuta é bem diverso nas emergências, seja em cuidados com a admissão, avaliação e evolução diária no prontuário, domínio na leitura de exames”. O profissional pode ser requerido nos casos em que o paciente precise de oxigenoterapia, ventilação mecânica não invasiva e invasiva, bem como ser uma ferramenta assistencial para alta médica.

Com a pandemia o fisioterapeuta mereceu destaque em âmbito internacional, sendo peça fundamental no manejo do paciente com Covid-19, ajudando médicos e enfermeiros nos cuidados destes pacientes para melhorar seu conforto, acelerar a recuperação e reduzir óbitos.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.