Cascavel

Conferência elege as prioridades da assistência social

Evento foi online, mas antes aconteceram as pré-conferências que tiveram a particip...

12 ago 21 - 12h40 Redação SOT
Conferência elege as prioridades da assistência social

O Município de Cascavel realizou, na tarde desta quarta-feira (11), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social que, pela primeira vez na história, aconteceu de forma online por conta da pandemia de coronavírus.  No período de 15 de junho a 10 de julho aconteceram as pré-conferências, também de forma remota, que reuniram 745 pessoas nos debates sobre as ações da assistência social.

Nas pré-conferências foram levantadas 525 propostas pelos participantes. Como muitas delas se assemelhavam ou eram referentes a outras pastas, foram compiladas e , ao final, 165 propostas foram inseridas na plataforma virtual para a escolha das prioridades. No total, 131 pessoas votaram e elegeram propostas prioritárias para os governos municipal, estadual e federal, as quais foram apresentadas na Plenária final na conferência de hoje.

Neste ano, a conferência teve como tema "Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".

As propostas foram divididas em cinco eixos e escolhidas as prioritárias que se tornarão em políticas públicas. Entre as propostas direcionadas às políticas do Município está a garantia de tradutor das línguas francesa, crioula, espanhola e outras, para qualificação dos atendimentos prestados à população migrante, atendimento prioritário às pessoas com deficiência nos equipamentos de Assistência Social, garantindo acessibilidade, conforme a lei.

Também foram eleitos os delegados para participar da Conferência Estadual da Assistência Social. Como titular foi eleita Justa Alves dos Anjos Chesca (Conselho Regional de Serviço Social) e suplente Marciana Alexandre.

Para o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi, a conferência é fundamental para o debate e diálogo entre o serviço público prestados pela assistência social e entidades. “É um importante espaço democrático participativo de construção de políticas públicas, em que através de conferências é possível planejarmos e organizarmos as prioridades de acordo com as políticas em debate”, afirma.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Sílvia Soluszynski


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.