Cascavel

Curso de Manejo e Ordenha é concluído por produtores de leite e derivados

A Capacitação aconteceu na Agrotec com carga horária de 26 horas...

16 ago 21 - 17h42 Redação SOT
Curso de Manejo e Ordenha é concluído por produtores de leite e derivados

A Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária) recebeu na última semana o curso de Manejo e Ordenha para produtores rurais. Em parceria com o Sindicato Rural e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) os alunos puderam compreender novos procedimentos e regulamentações dessa atividade essencial para Cascavel e região.

 “A gente vai orientar eles sempre dentro do que é exigido hoje, dentro das normativas do leite, dentro das técnicas que vão fazer com que tenham conhecimento, mostrando que a forma errada de se fazer vai prejudicar na avaliação do seu produto e na valorização do mesmo. Nesse tempo que vamos permanecer com os alunos, vai ser feito uma conscientização diferenciada para que eles tenham condições futuramente de deixar de serem ‘tiradores de leite’ para serem produtores de leite”, explicou o instrutor e médico veterinário, Marcio Ayres Guerios.

O curso com carga horária de 26 horas foi dividido entre teoria e prática e teve oito participantes que aprenderam sobre a produção de matrizes e novilhas, a criação de bezerras, os cuidados no período de “vaca seca” e com a vaca em lactação, o manejo, os tipos de alimentações, entre outros. “Os treinamentos em geral do Senar têm o objetivo de trazer informações para o produtor que ainda não conseguiu atingir o sucesso e muitas vezes estão ficando para trás por falta de conhecimento técnico e orientação de como se fazer o correto”, concluiu Marcio.

O treinamento foi destinado não apenas para os produtores de leite, mas também para quem fábrica derivados do mesmo, como o Moises Geraldo Bagatim, “Resolvi fazer o curso por necessidade de aprender mais como mexer com as criações, nas ordenhas, no manejo, ter mais o conhecimento mesmo. Tenho propriedade aqui na cidade e a gente trabalha na fabricação de queijos”.   

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.