Paraná

Operação IW combate tráfico internacional de armas e de drogas no Paraná

A investigação iniciou após uma apreensão de quase meia tonelada de cocaína e diver...

20 ago 21 - 12h16 Redação SOT
Operação IW combate tráfico internacional de armas e de drogas no Paraná

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 20/08, a Operação IW, objetivando desarticular grupo criminoso atuante no tráfico internacional de armas e drogas atuante na cidade de Foz do Iguaçu/PR, cujo os integrantes, travestidos de empresários utilizando-se de supostas empresas do ramo de transporte, estavam enviando cargas de maconha e cocaína e outros ilícitos para outros Estados da Federação.

A investigação iniciou após uma apreensão de quase meia tonelada de cocaína e diversas pistolas estrangeiras realizadas em outubro de 2020, ocasião em que um homem foi preso em flagrante, e durou aproximadamente 09 meses. No decorrer desse período a Polícia Federal, após diversas diligências investigativas, conseguiu identificar o principal integrante desse grupo criminoso, que, conforme apurado, há bastante tempo vinha praticados estes delitos.

O lider do grupo, utilizando-se de uma falsa identidade e travestido de empresario, ostentava uma vida luxuosa, tendo adquirido diversos bens com a prática de seus crimes, e com auxílio de sua companheira, que é advogada, conseguia ludibriar as autoridades, reavendo bens apreendidos em Inquérito e processo judicial, se passando por terceiro de boa-fé.

No total foram expedidos pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu/PR e pela Justiça Federal de Curitiba 10 mandados de busca e apreensão, 01 mandado de prisão preventiva, além de determinado bloqueio de valores em conta dos indiciados e das empresas utilizadas para a prática dos crimes. Também foi determinado o sequestro de bens móveis e imóveis dos criminosos. A deflagração contou com a participação de 30 policiais federais designados  para dar cumprimento à ordem judicial. Todos os mandados foram cumpridos no município de Foz do Iguaçu/PR.

Com base em tudo que foi apurado no Inquérito Policial, os investigados serão indiciados e responderão judicialmente na medida de sua culpabilidade pelos crimes de associação para o tráfico, associação criminosa, tráfico internacional de drogas, tráfico de armas, falsidade documental e uso de documento falso.

As equipes ainda estão nas ruas cumprindo os mandados expedidos pela Justiça. Na casa do principal alvo foram encontrados além de veículos de luxo, dinheiro e arma.

Via: Assessoria Polícia Federal - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.