Cascavel

Elevatória de água é alvo de vandalismo em Cascavel

A cidade perde 8% da capacidade de produção de água com o roubo de cabos e danos ao...

21 ago 21 - 00h57 Redação SOT
Elevatória de água é alvo de vandalismo em Cascavel

Os poços 31 e 32, localizados na Colônia Barreiros, em Cascavel, pararam de produzir água devido a ação de vândalos na madrugada desta sexta-feira (20). Todo o cabeamento das instalações elétricas da estação elevatória, que bombeia a água para a cidade, foi furtado e o local foi vandalizado, comprometendo o volume de água produzido na cidade. Essas duas unidades e os poços do Bairro Santa Cruz, que estão inoperantes pelo mesmo motivo, são responsáveis por 8% do volume de abastecimento dos moradores da cidade.

A reposição do material furtado e a recuperação dos equipamentos e instalações estão em processo de contratação.

Nesse momento, é importante manter o uso racional da água. É preciso economizar água, priorizando o uso na alimentação e higiene pessoal para afastar riscos de falta de água e de um novo rodízio no abastecimento.

Dicas de como usar adequadamente a água tratada:

- Reduza o número de lavagens de roupa. Acumule as roupas e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

- A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

- Feche a torneira enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.

- Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

- Nas caixas de descargas acopladas, coloque dentro uma garrafa pet de 1,5 ou 2,0 litros fechada com água ou areia. Com isso, a cada descarga, há uma economia de 1,5 ou 2,0 litros.

- Ao identificar possível vazamento de água na rede da Sanepar, informe a Companhia pelo telefone 0800 200 0115.

Via: Assessoria Sanepar - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.