Cascavel

Ecocataratas fortalece o PRA e ações reduzem acidentes na BR-277

O balanço de uma década do PRA (Programa de Redução de Acidentes), mostra que as aç...

06 out 21 - 13h09 Redação SOT
Ecocataratas fortalece o PRA e ações reduzem acidentes na BR-277

A Concessionária Ecocataratas, empresa do grupo EcoRodovias responsável pelo trecho de 387,1 quilômetros da BR-277, entre Guarapuava e Foz do Iguaçu, não poupa esforços quando o assunto é conscientizar os motoristas sobre os cuidados necessários para uma direção segura e sem contratempos. Neste contexto, a ação constante das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual são fundamentais para incrementar a segurança dos usuários durante as viagens.

O balanço de uma década do PRA (Programa de Redução de Acidentes), mostra que as ações colocadas em prática contribuíram para a redução de 46% das ocorrências envolvendo mortes no trecho. Em relação aos feridos, houve queda de 45% e ao volume de acidentes, redução de 73%. Os dados foram extraídos do relatório do grupo EcoRodovias.

Com base em levantamento feito junto à área de Atendimento ao Usuário da Ecocataratas, o dia da semana com o maior registro de acidentes de Guarapuava a Foz do Iguaçu é sábado, com 18%, seguido por sexta-feira, com 16%. As ocorrências mais comuns são colisão traseira, transversal, saída de pista e capotamento. As causas dos acidentes, de acordo com os próprios motoristas são: desatenção, perda de controle da direção e ultrapassagem em local proibido.

A Ecocataratas faz parte do PRA desde o início da concessão. As atividades foram intensificadas em 2008, ano em que o grupo EcoRodovias assumiu o trecho. “Os objetivos alcançados com as iniciativas efetivas foram os de integrar as ações de engenharia, fiscalização, educação e conscientização para o trânsito, promovendo experiências compartilhadas, resultando na manutenção da segurança no ambiente rodoviário junto aos condutores de veículos comerciais, de passeio, motociclistas, ciclistas e pedestres”, destaca o gerente de Atendimento ao Usuário da Ecocataratas, Vanderlei Simões.

As ações do PRA possibilitaram avanços na segurança de motoristas e pedestres, como por exemplo a implantação de redutores de velocidade e sinalização com maior amplitude. Nesse sentido, a Ecocataratas realiza regularmente atividades de conscientização junto aos motoristas sobre direção defensiva e segura, uso de cadeirinhas, cinto de segurança e a importância de manter a saúde do motorista e a revisão veicular em dia.

Estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária destaca as principais motivações dos acidentes de trânsito. São três fatores: humano, veículo e viário. Além disso, 90% dos acidentes são ocasionados por falha humana, atribuída à embriaguez ao volante e imprudência ao volante e 5% por falha mecânica ou veículo em estado precário de manutenção.

Para saber mais informações sobre a Ecocataratas acesse o site www.ecocataratas.com.br, por meio do Twitter: @ecocataratas ou no Instagram: @ecocataratas_ acompanhe as nossas redes sociais e fique bem informado. Para entrar em contato com a concessionária ligue para o 0800 345 0277.

Via: Assessoria Ecocataratas - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.