Cascavel

Escola Pública Municipal de Trânsito dá início nesta quinta à formação de novos taxistas em Cascavel

Preparo da categoria é fundamental para enfrentar desafios diários do trânsito e of...

06 out 21 - 17h14 Redação SOT
Escola Pública Municipal de Trânsito dá início nesta quinta à formação de novos taxistas em Cascavel

Começa nesta quinta-feira (7) em Cascavel o primeiro curso com certificação pela Escola Pública Municipal de Trânsito, que foi oficialmente criada durante a Semana Nacional de Trânsito em setembro. Ligada à Transitar, a Escola conta parceiros para ministrar aperfeiçoamentos como este direcionado à formação de novos taxistas que estão começando a atividade no Município e que tem por objetivo tanto o aperfeiçoamento indispensável para enfrentar os desafios diários do trânsito como um treinamento adequado para oferecer atendimento de qualidade aos passageiros.

“Estamos classificados hoje como a 4ª melhor cidade do Brasil e temos um aeroporto moderno, a cada dia mais movimentado, que atrai visitantes de todas as regiões do País, bem como a movimentação no Terminal Rodoviário, que atingiu mais de 7,5 mil passageiros por dia, o que faz com que o serviço de táxi seja um cartão de visitas para oferecer uma recepção adequada tanto para o turismo de negócios como para quem está de passagem para visitar e conhecer a região. É ainda, um serviço que atender às necessidades diárias de nossos munícipes, pois estimulamos o transporte alternativo principalmente em fins de semana, quando as pessoas pretendem ir a festas, bares e são incentivadas a não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas”, destaca a presidente da Transitar, Simoni Soares.

As aulas serão ministradas por professores com formação e notório saber e experiência nos temas que serão abordados, com a parceria do 4º Grupamento de Bombeiros e o Senai, bem como agentes de trânsito e educadores da Transitar. O primeiro módulo será nesta quinta (7), de forma descentralizada, com noções de Primeiros Socorros ministradas no Corpo de Bombeiros pela manhã, das 9 horas às 11 horas. À tarde o grupo participa de aulas no Senai, onde serão ministrados conteúdos de Mecânica Básica e Elétrica Básica das 13h30 às 17h30.

Fundamental e previsto em lei - A encarregada do setor de Educação e Cidadania da Transitar, Luciane de Moura, explica que o curso atende à legislação federal (Lei 12.468/2011) e Municipal (Lei 6682/2017) obrigatória para a atividade profissional de taxista e é importante porque prepara os profissionais para um melhor atendimento, além de oferecer conhecimentos necessários à condução do veículo em segurança.

“É fundamental que o taxista possua preparo adequado para exercer a profissão, por isso iremos focar no conhecimento, nas competências, atitudes e habilidades necessárias para a atuação profissional, além de conhecimentos necessários para o uso e a conservação adequada dos veículos e o comportamento no trânsito, além do atendimento ao passageiro”, detalha Luciane.

Curso vai até o dia 18 - O regime escolar para este Curso de Taxista, que conta com dez inscritos, tem carga horária total de 28 horas/aula, divididas em módulos de acordo com a Resolução do Contran nº 456/2013. Serão 14 horas/a direcionadas a Relações Humanas; 8h/a de Direção Defensiva; 2 h/a de Primeiros Socorros e mais 4 h/a de Mecânica Básica e Elétrica Básica.

Demais módulos

Dia 13/10: Manhã e tarde: Relações humanas - Transitar;

Dia 14/10: Manhã: Relações Humanas - Transitar;

Dia 15/10: Manhã: Relações Humanas – Transitar;

Dia 18/10: Manhã e Tarde: Direção Defensiva – Transitar.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.