Cascavel

Terminais de transbordo abrem espaço para oportunidade de colocação no mercado de trabalho

Iniciativa de cooperativas da cidade e região tem oportunizado acesso ao sonhado em...

06 out 21 - 22h12 Redação SOT
Terminais de transbordo abrem espaço para oportunidade de colocação no mercado de trabalho

Passageiros do transporte público estão encontrando mais do que as portas dos ônibus abertas nos últimos dias ao fazer o transbordo nos terminais de Cascavel. Para muitos, a parada para trocar de coletivo está representando uma nova oportunidade de vida. É que algumas cooperativas da cidade e da região decidiram levar para os terminais as equipes de gestão de pessoas e seleção de vagas, fazendo ali mesmo as entrevistas de emprego e recrutamento. Algumas já deram muito certo.

A cooperativa que foi pioneira na iniciativa de procurar a parceria do Município, por meio do setor de Cidadania e de Transporte da Transitar, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, já ofertou mais de 300 vagas em duas semanas para os mais diferentes setores, desde auxiliar de produção até cargos administrativos. Dos 130 candidatos entrevistados, 51,5% foram aprovados para as demais etapas de seleção. A experiência foi considerada tão válida, que já está sendo montando um cronograma semanal de recrutamento.

“A cooperativa pensou nesta ideia como uma possibilidade de ir ao encontro da necessidade da empresa de manter e ampliar volumes de produção”, disse o gerente industrial da Lar, Maurício José Neves. Ele explicou que essa iniciativa tem por objetivo ofertar às pessoas oportunidades de emprego e desenvolvimento na carreira profissional na cooperativa”.

“Abrimos essa possibilidade de parceria, pois a Transitar tem este cunho também cidadão, de estimular e participar do desenvolvimento social. E nossos espaços públicos são voltados a estimular o acesso ao emprego e à renda, melhorando a qualidade de vida das famílias e impulsionando a economia local. E a parceria tem devolvido a esperança a muitos cidadãos”, avalia a diretora do Departamento de Transportes da Transitar, Larissa Boeing.

Uma delas é Antônia Soares Macheck dos Santos que parou no Terminal Sul e foi surpreendida pela oferta de vagas. Disse que iria na próxima semana até a Agência do Trabalhador, mas ali mesmo já pôde fazer uma entrevista. “Achei essa iniciativa muito importante, porque muitas vezes é complicado para quem está desempregado ter recursos até para pagar uma passagem a mais para ir em busca do emprego”.

A conquista de um emprego, com salário fixo, benefícios e possibilidade de crescimento é o propósito de todo profissional. Aliado ao fortalecimento do agronegócio na região, as cooperativas estão aumentando oportunidades no Oeste do Paraná.

E a Copacol, a exemplo da Lar, também optou pelos terminais. Com mil vagas abertas para preenchimento imediato, estará nesta quinta-feira (7) em busca de novos colaboradores no Terminal Sudoeste.

“Queremos mostrar um pouco da nossa atuação e também oferecer oportunidades de trabalho a quem precisa. Estamos prestes a completar 58 anos de fundação e possuímos em nossa história a valorização dos colaboradores, que cooperam com a produção de alimentos derivados de aves, suínos e peixes. Possuímos centenas de casos de crescimento, com progressões de cargos em todos os setores, graças a essa valorização”, explica Júlio César de Melo, supervisor de Gestão de Pessoas, ressaltando que mesmo sem experiência profissional é possível conquistar uma vaga.

Além dos terminais, as cooperativas ainda estão selecionando em parceria com o Município de Cascavel por meio da Agência do Trabalhador, na Rua Paraná, 3648, e nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.