Cascavel

Com demanda em alta, dicas ajudam a escolher melhor projeto de energia solar

É disso o que trata o episódio mais recente da edição online do Show Rural Coopavel...

08 out 21 - 08h02 Redação SOT
Com demanda em alta, dicas ajudam a escolher melhor projeto de energia solar

Com quase oito bilhões de habitantes, a Terra, sozinha, já não consegue abastecer a civilização e a sua maior era de consumo. É cada vez mais urgente que as nações encontrem alternativas capazes de poupar recursos e garantir o futuro das próximas gerações. Uma das saídas está em tornar viáveis e popularizar fontes alternativas de energia, como a solar, em forte expansão no Brasil. É disso o que trata o episódio mais recente da edição online do Show Rural Coopavel.

O empresário Pedro Tochetto, Ceo da BioWatts Energia Solar, dá informações preciosas àqueles que pensam em investir em energia fotovoltaica. “São três dicas de ouro para quem pretende aderir às energias limpas e usufruir dos benefícios que elas trazem”, afirma Pedro. A primeira delas é buscar uma empresa que tenha competência e qualidade no atendimento. “Uma empresa qualificada e que vai dar toda a atenção que o cliente merece e precisa ter em um projeto dessa magnitude é fundamental”, diz ele.

Para contratar o serviço, o investidor deve prestar atenção se a empresa conta com consultores especializados para oferecer a melhor solução para a sua necessidade. O mesmo cuidado deve ocorrer ao verificar a lista de equipamentos que serão entregues, observando todos os itens que estão no orçamento. “É preciso estar atento ao nome do fabricante, qualidade do produto e, principalmente, observar a garantia desse equipamento. As garantias dadas no Brasil a esses equipamentos são diferentes, por isso é importante escolher um fabricante de qualidade que dê toda assistência no pós-venda.

A segunda dica é quanto à mão de obra que executará a instalação dos equipamentos na residência, indústria ou na propriedade rural. “Esses profissionais precisam ter competência comprovada. Verifique se eles estão integrados às normas da CLT, se são registrados, se têm seguro, e se contam e utilizam de equipamentos de segurança individual”, destaca Pedro Tochetto. Caso ocorram problemas dessa ordem, há sério risco de o consumidor perder a garantia dos equipamentos e materiais empregados na execução do projeto, que costuma ser longa, de 25 anos.

Pedro cita o suporte pós-venda como a terceira dica de ouro no vídeo que já está disponível nos canais do Show Rural no Youtube (youtube.com/showruralagro ) e no portal www.showrural.com.br . “O cliente deve analisar com cuidado o suporte que a empresa dará, se ele realmente atenderá às suas necessidades. E se a empresa estará presente dois anos depois da instalação quando será necessária a manutenção preventiva do equipamento”. O CEO da BioWatts recomenda aos interessados em investir em energia solar que busquem informações com outras pessoas que já aderiram a essa matriz energética e de como foi o serviço contratado, com seu atendimento, execução e pós-venda.

O avicultor Pedro Garlet decidiu e investiu em planta de energia solar em sua propriedade rural. O abastecimento já acontece há um ano e ele afirma que, diante dos resultados alcançados, a decisão foi das mais acertadas. “A avicultura consome energia considerável e com os custos aumentando, o jeito foi buscar uma saída para economizar. Assim, optamos pela fotovoltaica e estamos muito felizes. Hoje não pagamos pela conta de luz e sim pelo investimento. Se tudo seguir como está, em cinco anos estará tudo pago”, afirma Garlet.

Pioneiro - O parque que abriga o Show Rural Coopavel foi um dos primeiros no Brasil a adotar a energia solar. Desde 2018, a área conta com o fornecimento de energia extraído de 468 placas que, juntas, têm potência de geração de 150 kWp. Nesse período, a economia já alcançada chega a R$ 88,6 mil. Atualmente, 85% da energia consumida no parque vem de uma fonte própria limpa e renovável, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que é um entusiasta dos projetos alternativos de energia.

Via: Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.