Cascavel

Governo do Estado e Sanepar entregam obras e anunciam novos investimentos para Cascavel

Ampliações garantem 100% de cobertura com a rede coletora de esgoto e a manutenção...

07 nov 21 - 14h35 Atualizado 08 nov 21 - 11h55 Redação SOT

O governador Ratinho Júnior e o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, anunciaram o início das obras de esgoto que vão posicionar Cascavel como a primeira cidade do Paraná a ter 100% de atendimento com coleta e tratamento de esgoto. Também foram entregues um dos maiores investimentos para o sistema de abastecimento de água: a captação de água do Rio São José e a ampliação do sistema de tratamento de água.

Ratinho Júnior destacou o Paraná como referência no Brasil. “Somos o Estado mais inovador e sustentável. Temos índices de países europeus, com 83% de saneamento básico. E hoje, a Sanepar coloca Cascavel numa posição privilegiada de primeiro mundo”, disse.

“Os investimentos em saneamento permitiram o crescimento vertical de Cascavel. Além da primeira cidade do Estado com 100% de coleta e de tratamento de esgoto, será a segunda do país com esses indicadores. Estes investimentos também contribuem para a geração de emprego e renda, e com a saúde da população”, reforçou Stabile.

A solenidade teve a presença do prefeito Leonaldo Paranhos que elogiou o esforço dos empregados da Sanepar e do diretor-presidente Claudio Stabile para que a cidade alcance a universalização do saneamento.

CASCAVEL 100% - O início das obras de ampliação do sistema de esgoto sanitário é o marco para que a cidade chegue a 100% de cobertura com rede coletora de esgoto. Ao término do empreendimento, previsto para outubro do próximo ano, Cascavel será a primeira cidade do Paraná a atingir esse indicador. Para saltar dos atuais 98% à universalização do serviço, estão sendo instalados cerca de 29 quilômetros de redes coletoras nas regiões dos bairros Julieta Bueno, Melissa, Brasmadeira, Lupatini, Interlagos, Tocantins e Garbin e dos loteamentos Santa Fé, Piovesan, Quatro Estações, Jaborá, Barcelona, Positano, Mirante e Gralha Azul.

Além disso, será implantada uma estação elevatória que irá transpor o esgoto coletado nos mais de 3,6 mil domicílios até a estação de tratamento. Os investimentos da Sanepar nesta obra são em torno de R$ 9,6 milhões de recursos próprios.

ABASTECIMENTO – O sistema de produção de água tratada de Cascavel teve incremento de 25% com a entrada em operação da nova captação e da ampliação da estação de tratamento de água, instalada às margens do Rio Cascavel. Os investimentos foram de R$ 88,6 milhões. Além da nova captação de água, no Rio São José, e da ampliação do sistema de tratamento, foi instalada uma adutora de 16 quilômetros de extensão para o transporte da água até a cidade para manter o atendimento a 100% dos moradores da área urbana.

Na área de reservação, foi recentemente construído um novo reservatório de 2 milhões de litros na região do Florais. Um outro reservatório está sendo instalado no Bairro Esmeralda, na região Oeste da cidade. Essa nova unidade terá capacidade para armazenar 2,4 milhões de litros de água. Os reservatórios têm a finalidade de garantir o fornecimento de água tratada nos horários de maior consumo.

Com esses indicadores, a Companhia tem ajudado o município a alcançar um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Os projetos e investimentos da empresa vislumbram horizonte de pelo menos 30 anos. Por esta razão, além das obras em curso, já estão em desenvolvimento projetos para uma nova captação de água no Rio do Salto.

A atuação da Sanepar tem sido fundamental para garantir a qualidade de vida e os elevados índices de IDH em Cascavel. A cidade ocupa o 11º. lugar no ranking Desafios da Gestão Municipal que avalia as 100 maiores cidades brasileiras e indica qual delas é melhor para se viver. Cascavel, graças ao saneamento, subiu 24 posições na última década no ranking que é divulgado pela Revista Exame.

Via: Assessoria Sanepar - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.