Cascavel

Tapete: gramado do Estádio Olímpico passa por manutenção de empresa especializada

Contratada é uma das referências na manutenção de gramados esportivos. Empresa tamb...

10 nov 21 - 16h44 Redação SOT
Tapete: gramado do Estádio Olímpico passa por manutenção de empresa especializada

Além da manutenção de boa parte do elenco e das renovações de contratos de jogadores e do técnico Tcheco, a diretoria do Futebol Clube Cascavel também tem trabalhado na melhoria das estruturas utilizadas pela Serpente Aurinegra para a temporada de 2022.

Enquanto os atletas do Cascavel aproveitam o período de férias antes do início da pré-temporada, várias mudanças têm acontecido, principalmente nos gramados do Centro de Treinamentos do clube e no Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto, casa da Serpente.

O FC Cascavel contratou uma empresa especializada na revitalização de gramados, que já iniciou os trabalhos no Estádio Olímpico. Entre os procedimentos realizados está a adubação, oxigenação e descompactação do solo. “Contratamos uma empresa gaúcha que realiza esse e outros tipos de trabalhos nos gramados de diversos clubes. Entre eles estão os centros de treinamentos e estádios do Criciúma, Chapecoense, Internacional, Grêmio. Já estamos preparando nosso campo para o inverno, onde tivemos dificuldade em 2021”, disse Valdinei Silva, presidente do Cascavel.

O diretor financeiro do clube, Renato Maye, falou sobre os trabalhos que estão sendo realizados com recursos próprios. “O FC Cascavel é responsável pela manutenção do gramado em um acordo feito com a prefeitura do município. Estamos realizando essas melhorias com recursos do clube em parceria com os acionistas”.

Já no CT da Serpente Aurinegra os procedimentos e melhorias das estruturas estão sendo realizados pelos colaboradores do clube. 

Entenda os trabalhos realizados no Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto

Corte Vertical é o manejo que remove o excesso de colchão de grama que se forma ao longo do ano, principalmente em grama bermuda ou esmeralda. Este colchão impede a correta rolagem da bola, deixando o jogo lento e também atrapalha a absorção de nutrientes pelas raízes da grama. 

Aeração ou descompactação consiste em perfurar o solo com pinos ocos ou sólidos, em profundidades e ângulos variáveis, removendo material compactado, deixando espaços vazios que irão permitir um maior desenvolvimento das raízes. Também auxilia muito na drenagem superficial, evitando o cancelamento de jogos em dias de chuvas fortes. Esta prática é adotada com sucesso na maioria dos campos esportivos no Brasil e no mundo.

Nivelamento após a temporada de jogos, já que a superfície do campo fica desnivelada pelo pisoteio dos jogadores. Deve ser feita cobertura do gramado para nivelamento, voltando ao padrão necessário para jogo. Também utiliza-se para preencher os orifícios de solo depois de uma aeração e para proteger as sementes após o plantio de inverno. 

Adubação: para manter gramados esportivos verdes e vigorosos, é necessário fornecer nutrientes de forma frequente. Para isso são realizadas análises de solo, planejamento anual dos produtos a serem utilizados e aplicações conforme necessidade.

Via: Assessoria FC Cascavel - Foto: Felipe Fachini


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.