Brasil

Morre aos 78 anos o dublador Leonardo José, voz de Thanos e vilões da Disney

Ator é conhecido por personagens malvados como Frollo, de 'O Corcunda de Notre Dame...

18 nov 21 - 15h28 Redação SOT

O ator e dublador Leonardo José morreu aos 78 anos nesta quinta-feira (18). Com voz imponente, ele era famoso por ter emprestado sua voz para vilões da Disney como Frollo, de O Corcunda de Notre Dame (1996), Shan Yo, de Mulan (1998), e Kron, de Dinossauro (2000), além do gorila Kerchak, de Tarzan (1999).

Em plena atividade, ele dublou recentemente o grande inimigo dos Vingadores, Thanos, antagonista de Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019), esse último sendo o filme mais lucrativo da história do cinema. Ele também dublou o ator Patrick Stewart, o Professor Xavier, da franquia X-Men, no filme Logan (2017). 

A informação foi divulgada pelo perfil @dublapediabrasil, especializado no mercado de dublagem, no Instagram. "Mais uma triste despedida nesse ano de 2021. Tá difícil. Descanse em paz, Leonardo José", lamentou a página. Na postagem, outros dubladores também lamentaram: "Um grande ator dublador! Que Deus console a família e os fans", escreveu Marco Ribeiro, que dá voz ao cowboy Woody e a Homem de Ferro. Charles Emmanuel, que dubla Ben 10 e Rony de Harry Potter, e Rodrigo Miallaret, o Sultão de Aladdin e Scar de Rei Leão (2019), também se manifestaram.

Na última semana, familiares, fãs e amigos vinham fazendo uma campanha para arrecadar fundos para ajudar no tratamento de Leonardo José. O ator vinha passando por "tratamentos médicos sérios", segundo amigos. A causa da morte ainda não foi divulgada.

O ano tem sido, de fato, cheio de perdas para a dublagem brasileira. Em abril, morreram Iara Riça, conhecida por ser a voz da Arlequina, além de estar em As Meninas Super-Poderosas, A Princesa e o Sapo e X-Men Evolution, e Dário de Castro, vítima da covid-19, que havia dublado as animações Disney Pocahontas e Tarzan.

Em maio, morreu Ana Lúcia Menezes, que colocou sua voz em obras como Rebelde, Teletubies, Pepa Pig e no filme Mamma Mia!. Em julho, o lendário Orlando Drummond morreu aos 102 anos - ele era a voz do Scooby Doo e do Vingador, de A Caverna do Dragão.  Em agosto, morreram Júlio Chaves, voz de personagens como o peixe Marlin, de Procurando Nemo, vítima da covid-19, e Christiane Louise, voz da Margarida. 

Via: Revista Marie Claire - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.