Cascavel

Atenção: Nova sinalização no cruzamento da Maranhão x Sete de Setembro

A faixa avançada é um projeto-piloto que visa à organização do trânsito e à redução...

21 nov 21 - 16h55 Redação SOT
Atenção: Nova sinalização no cruzamento da Maranhão x Sete de Setembro

Quem trafega pela região central já está notando uma nova proposta de sinalização de trânsito implantada hoje (20) pela Transitar no cruzamento das ruas Maranhão com Sete de Setembro. A orientação para quem passar pelo local, independente do modal que usa, é para que fique atento ao novo dispositivo de redução de velocidade, que conta com faixas indicativas horizontais, placas, tachões e estreitamento da pista. A ideia é reduzir acidentes no local.

A nova proposta está sendo chamada de “faixa avançada”, porque contempla uma boa travessia para pedestres, ao mesmo tempo que reduz a velocidade para veículos, facilitando a passagem de quem trafega na pista contrária à mão única, de forma que todos os que estão no cruzamento reduzam a velocidade, parem na preferencial e sejam obrigados a prestar atenção na sinalização.

Ela foi inspirada em estudos de engenharia de trânsito da Transitar, após conhecer as denominadas “ruas acalmadas” do Município de Maringá durante uma visita técnica. Na Cidade Canção o excesso de velocidade vem sendo controlado com eficácia, com estatísticas já comprovadas após este modelo de sinalização, conforme detalha a presidente da Transitar, Simoni Soares.

“Este cruzamento foi escolhido estrategicamente pelo setor de engenharia, com base no ranking dos cruzamentos com maior índice de acidentes, e por ser um local de vias com mão única, onde não é possível implantação de rotatórias para ordenar o fluxo e reduzir a velocidade”, explica Simoni.

Caso esse dispositivo traga os resultados esperados pela engenharia e educação de trânsito, poderá ser estendida a cruzamentos críticos em outras vias de mão única que demandem controle da velocidade para redução de acidentes.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.