Cascavel

Condutores aprovam a nova faixa avançada na Maranhão x Sete de Setembro

Mudança na sinalização trouxe maior segurança na travessia para pedestres e conduto...

22 nov 21 - 18h31 Redação SOT
Condutores aprovam a nova faixa avançada na Maranhão x Sete de Setembro

Sinalizado no sábado (20), o cruzamento das ruas Maranhão com a Sete de Setembro com uma nova proposta de organização do trânsito em vias com mão única já está ganhando boa repercussão entre condutores e pedestres que passam pelo local. A avaliação de quem transita pelo cruzamento, antes bastante conflituoso, foi possível ser constatada hoje (22), em ação educativa da Transitar, em horário de pico, às 12 horas. A orientação será repetida às 17h30 desta segunda e, novamente nesta terça-feira, às 7h30, todos horários de grande movimentação.

Durante o tempo em que os agentes da Transitar e a equipe de Educação e Cidadania permaneceram no local não houve congestionamentos. Pelo contrário. Notou-se que agora há fluidez e organização nas duas vias, com maior segurança para os pedestres. Um dos condutores disse que o projeto ficou ótimo porque trouxe visibilidade nas esquinas, fator que antes, por essa dificuldade, por três vezes este ano quase se envolveu em sinistros. Outros diversos motoristas acenaram positivamente aprovando a mudança.

O fator elevado índice de acidente no local é que definiu o cruzamento como ideal para este projeto-piloto. Somente este ano, foram seis registrados no Bateu, sendo dois graves, como capotamento, fora os de pequena monta que não chegam a ser levados ao sistema pelos envolvidos.

Entenda a mudança

Agora com a denominada “faixa avançada”, que não deve ser confundida com rotatória, quem transita na Rua Maranhão continua tendo a preferência, mas com estreitamento da passagem em uma pista quando chega no cruzamento com a Sete de Setembro, obrigando à redução de velocidade.

A faixa avançada nas esquinas permite que motoristas e pedestres tenham mais segurança para cruzar a Maranhão. Quem trafega na Sete de Setembro deve cruzar a Maranhão pela direita, podendo avançar até o meio da pista com boa visibilidade para cruzar; para acessar a Maranhão deve permanecer na pista da esquerda da Sete de Setembro, sem a necessidade de parar, somente respeitar a faixa do pedestre. Isso resulta em fluidez.

“A sinalização está clara e permite que todos os modais sejam contemplados, de forma segura. Basta agora a colaboração e o respeito de cada um para que possamos ter bons resultados e avaliar se podemos levar esta proposta para outros locais como este, em que não são permitidas rotatórias”, esclareceu a encarregada do Setor de Educação e Cidadania da Transitar, Luciane de Moura, durante a atividade.

Este projeto-piloto foi inspirado, segundo a presidente da Transitar, Simoni Soares, em estudos de engenharia de trânsito após visitas técnicas às “ruas acalmadas” do Município de Maringá, onde o excesso de velocidade vem sendo controlado com eficácia com este modelo de sinalização.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.